Vedete internacional e baronesa, Helena Cardoso lança seu livro de memórias

helena-cardoso-vedete-e-baronesa-como-e-que-foi-mesmoHelena Cardoso está há mais de 20 anos fora da mídia e dos holofotes que acompanham as celebridades. Mas foi por opção. De menina pobre que cortava cana, ela se transformou em uma das vedetes mais famosas do Brasil e do exterior, e ainda viveu um verdadeiro conto de fadas ao se casar com o barão alemão Werner Von Hantelmann. Agora, ela resolveu contar tudo em seu livro de memórias.

Escrito pela jornalista e romancista Vera Lucas, o livro “Helena Cardoso: Vedete e Baronesa. Como é que foi mesmo?” será lançado com noite de autógrafos no dia 22 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa em Ipanema. Sincera e de personalidade forte, Helena fala sobre a fama, os romances, as propostas que recebeu, as personalidades e os famosos com quem conviveu. E conta os bastidores dos shows e desfiles das escolas de samba, e da vida de baronesa.

Helena nasceu em Itaboraí, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e aos 17 anos se mudou para a capital. Seu nome verdadeiro é Maria, mas logo cedo adotou o nome pelo qual é conhecida até hoje por todos. Na década de 1960, integrava com outras três vedetes o grupo “Mulatas de Bronze”, empresariado pelo argentino Gilberto Bria. Formou uma parceria profissional de longos anos com Carlos Machado. Também foi dirigida por Haroldo Costa. Quando o show business brasileiro criou a “mulata exportação”, foi uma das primeiras a se apresentar no exterior.

Com 1,75m de altura e 63 quilos, Helena foi modelo de Di Cavalcanti e de Heitor dos   Prazeres.  Eleita uma das “Certinhas do Lalau” pela coluna de Stanislaw Ponte Preta, alcunha do jornalista Sérgio Porto, Helena foi a primeira negra a estampar a capa da revista Cruzeiro. Apresentou programas de entrevistas na TV, um deles a convite do produtor João Roberto Kelly.

Fez curso de modelo na Socila, mas preferia os shows e desfilar nas escolas de samba. Helena foi destaque em praticamente todas as agremiações e enredo de sua escola do coração, a Lins Imperial. Foi Rainha da Banda de Ipanema, por convite do produtor cultural Albino Pinheiro. E Rainha do Carnaval do Rio e do Brasil.

Viveu ao lado do barão por 12 anos, quando viajou com ele por todo o mundo, mas sempre voltando ao Rio para desfilar no Carnaval. A essa altura, era muito assediada pela imprensa. Seu outro amor foi o italiano Raffaele Lauro, Ph.D. em Economia e empresário na Suíça, onde Helena morou por mais de 20 anos. Quando se casou com Lauro, resolveu encerrar a carreira de vedete.

Quando Helena voltou a morar no Brasil, resolveu não chamar a atenção. Hoje, com 76 anos, divide seu tempo entre Maricá, onde ainda tem parentes, e Copacabana, bairro onde, no tempo de vedete, se apresentava no Golden Room do Copacabana Palace, no Tabaris da Avenida Prado Júnior, na Bolero e Ok da Praça do Lido, no Balalaika da Siqueira Campos, e na Fred’s da Avenida Princesa Isabel.

A ESCRITORA

Vera Lucas é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escreveu o romance “Toda Mulher tem 7 Homens” e os livros acadêmicos “Introdução ao Jornalismo”, “Comunicação Comunitária” e “Técnicas de Redação: Mídia Eletrônica” – todos esgotados. Chefiou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; trabalhou como editora de texto e roteirista em emissoras de televisão (Globo News, Rede Brasil, Manchete, CNT), e como repórter e redatora na mídia impressa (O Globo, Editora Globo, Editora Vecchi, Bloch Editores); foi professora universitária de Comunicação Social (Universidade Estácio de Sá e Faculdade CCAA). Atualmente trabalha co mo escritora, biógrafa e consultora de texto.

SERVIÇO

Lançamento do livro com noite de autógrafos

“Helena Cardoso: Vedete e Baronesa. Como é que foi mesmo?”

Escrito pela jornalista e romancista Vera Lucas

Editora Publ!t Soluções Editoriais/R$ 45,00/251 páginas

Dia 22 de novembro, às 19h

Livraria da Travessa – Ipanema – Rua Visconde de Pirajá 572 – tel (21) 3205-9002

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *