Os 10 ninjas de “Mortal Kombat”

Uma das marcas registradas de “Mortal Kombat” são seus inúmeros ninjas – isso sem a menor sombra de dúvida. De todas as cores diferentes, com variados poderes e interesses secretos que os move a vencer o torneio, eles são admirados/reverenciados por muitos jogadores viciados na violência e sangue da série.

O que os ajuda ainda mais a fazerem o sucesso que fazem é simplesmente o fato de serem ninjas – esta ai uma classe guerreira que conseguiu uma posição de destaque na cultura pop. Todo o jovem viciado em games (ou, ao menos, a maioria esmagadora deles) os acham ultra-legais – e acabam tendo no universo “Mortal Kombat” uma grande variedade de onde podem escolher seu favorito.

E você – qual o seu ninja favorito?

Sub-Zero

Origem: Reino da Terra
O primeiro ninja a controlar o gelo e vestir-se de azul foi o guerreiro Bi-Han, que acabou sendo morto pelo rival Scorpion durante o primeiro torneio “Mortal Kombat”. Após o trágico destino deste, seu irmão mais jovem chamado Kuai Liang assumiu o posto de “Sub-Zero”, mas este não concordava com os métodos obscuros de seu clã ninja, o Lin Kuei. Acaba afastando-se de sua antiga irmandade e une-se aos guerreiros da Terra liderados por Raiden.
Na realidade alterada de “Mortal Kombat 9”, é preso pelos Lin Kuei e transformado em um ninja-ciborgue (unidade LK-52).

Scorpion

Origem: Netherrealm
No passado, este orgulhoso ninja vestido em amarelo foi o honrado guerreiro Hanzo Hasashi, do clã ninja Shirai Ryu. Inimigos mortais dos Lin Kuei de Sub-Zero, os Shirai foram todos dizimados pelo bruxo Quan Chi, que espertamente jogou a culpa toda nos Lin Kuei.
Hasashi aceita fazer um pacto com Quan Chi e retorna do reino dos mortos – o Netherrealm – como o espectro Scorpion em busca de vingança contra seu rival Sub-Zero, chegando a vencê-lo e assassina-lo no primeiro torneio. Mas ele logo percebe que pode estar lutando pelas crenças erradas.

Reptile

Origem: Outworld (originalmente Zaterra)
Embora nos primeiros games da série Reptile fosse um ninja idêntico à Sub-Zero e Scorpion (diferente apenas pela cor verde de suas roupas e pelos movimentos característicos dos répteis) este traiçoeiro espécie da extinta raça dos Saurian foi sofrendo mudanças radicais em seu visual até chegar à forma de um atroz lagarto bípede. É seguidor de qualquer um que mostre-se maligno e poderoso o suficiente, já tendo sido assecla de Shang Tsung, Shao Kahn  e até mesmo de Shinnok.
Em “Mortal Kombat: Deadly Alliance”, ele acaba tornando-se o receptáculo do retorno do Imperador-Dragão Onaga – mas tudo isso é deixado de lado com o “reboot” que a série sofreu em “Mortal Kombat 9”.

Smoke

Origem: Reino da Terra
Originalmente um membro do Lin Kuei ao lado de Kuai Liang (o segundo Sub-Zero). Este e Smoke eram bons amigos, e juntos não aceitaram a chamada “Ciber-Iniciativa” tomada pelo grão-mestre do clã, que visava transformar a todos os seus seguidores em ninjas cibernéticos desprovidos de vontade própria. Na antiga realidade da série, Smoke acaba sendo capturado e é submetido ao processo de robotização contra sua vontade, transformando-se na defeituosa e imprevisível unidade LK-7T2.
Após o “reboot” ocorrido no último game da série, Smoke consegue escapar de sua sina robótica, porém é um dos mortos por Sindel no ataque desta ao refúgio dos guerreiros da Terra.

Rain

Origem: Outworld (originalmente Edenia)
Rain possui uma história de criação no mínimo cômica: sendo revelado como um ninja da cor púrpura e filho de um deus de Edenia – um príncipe em seu reino natal – muitos o consideraram uma piada dos programadores com a música “Purple Rain”, do cantor pop Prince. Isto de lado, estes dados biográficos sobre eles são realmente corretos, e ele teve de assistir seu pai Argus ser massacrado junto ao seu exército e povo na invasão de Shao Kahn à Edenia.
Por motivos ambiciosos, ele decide unir-se ao imperador que lhe destruiu o lar, transformando-se em um de seus mais leais e cruéis seguidores. Sua natureza de semi-divindade lhe dá controle sobre o clima, permitindo-o atacar com relâmpagos e tempestades.

Ermac

Origem: Outworld
Um personagem criado à partir de um erro de jogo – interessante não?
Todos à estas alturas já devem saber que Ermac significava originalmente “Error Macro”. Este nome era atribuído à uma falha na roupa de Scorpion no modo “versus” de “Mortal Kombat 2” que fazia com que o amarelo tradicional fosse substituído pela cor vermelha.
De qualquer forma transformou-se mesmo em um personagem completo, e com uma história intrigante: trata-se de um ninja vestido em vermelho com poderes telecinéticos, cujo corpo é formado pela fusão de várias almas atormentadas de guerreiros mortos em batalhas de Outworld. Era dominado por Shao Kahn, mas livrou-se deste controle graças à Kenshi e desde então tornou-se um guerreiro que luta pelo bem (pelo menos até o “reboot” recente, onde parece ter voltado a integrar as fileiras de Kahn).

Chameleon
Origem: Desconhecida (especula-se de Zaterra)

Tudo o que se sabe sobre este personagem até hoje é pura especulação dos fãs. Devido ao nome, habilidade de camuflar-se em outros ninjas e ter aparentemente sangue esverdeado, é apontado como um possível Saurian (assim como Reptile). Em “Mortal Kombat: Armageddon”, tornou-se um personagem ainda mais bizarro, de pele semi-invisível e olhos penetrantes e sem íris. Basicamente não tem habilidades próprias – ao invés disso, copia habilidades de todos os outros ninjas.
Informações apontam que ele se foi pra sempre: teria sido confirmado que não voltaria para o recomeço proposto em “Mortal Kombat 9”.

Noob Saibot
Origem: Netherrealm

Concebido como uma brincadeira, o nome de Noob é na verdade formado pelos sobrenomes de Ed Boon e John Tobias, co-criadores de “Mortal Kombat” ditos ao contrário. Como tudo que começa como brincadeira, o ninja das sombras acabou ganhando uma história – e este das mais importantes.
Noob Saibot é na verdade o primeiro Sub-Zero, Bi Han, morto por Scorpion no primeiro torneio. Enviado ao Netherrealm, ele teve sua alma completamente corrompida pelos anos servindo ao Lin Kuei como um frio e cruel assassino, o que o tornou um espectro negro como a noite e desprovido de qualquer emoção senão a ambição. Aliou-se propositalmente à Shinnok e lhe serve como fiel seguidor, mas na verdade anseia destruir o deus pagão e tomar para si o domínio de todo o Netherrealm.

Cyrax

Origem: Reino da Terra
Um dos primeiros assassinos ninja do Lin Kuei a ser submetido à “Ciber-Iniciativa” e transformado em uma máquina de matar cruel e fiel ao clã. Cyrax (também conhecido como modelo LK-4D4) tem à sua disposição granadas quase que ilimitadas e uma peculiar rede de caça constituída por plasma esverdeado.
No mais novo game da série, foi revelado que era um guerreiro honrado de origens africanas e que não concordava com o procedimento que o transformaria em máquina (à exemplo de Sub-Zero e Smoke). Mas acabou sendo submetido contra a vontade, não escapando de seu triste destino como o ciborgue amarelo.

Sektor

Origem: Reino da Terra
Desde sua primeira aparição, a história deste lutador havia sido tão vazia quando a de Cyrax – um dos primeiros assassinos do clã ninja Lin Kuei a serem transformados em ciborgue – a unidade LK-9T9. Diferia do amigo robótico amarelo por sua lataria de cor avermelhada e  preferência por mísseis ao invés de granadas.
Na versão lançada em 2011, foi apresentado como um guerreiro com raízes orientais e extremamente leal ao clã, uma vez que era o filho do grão-mestre de Lin Kuei. Foi o único de que temos notícia ter se submetido ao ciber-processo por vontade própria, tendo tornado-se ainda mais implacável em sua forma robótica.

2 Replies to “Os 10 ninjas de “Mortal Kombat””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *