A guerra entre Facebook e softwares bloqueadores de anúncios ganhou um novo capítulo. Depois de a empresa anunciar que sua rede social exibiria publicidade que driblasse as restrições dos adblockers, os responsáveis por uma das ferramentas mais populares, o AdBlock Plus, divulgaram uma forma de evitar que isso acontecesse. No entanto, a rede social lamentou a nova ação.
Em comunicado divulgado ao TechCrunch, o Facebook afirma que as orientações do AdBlock Plus de como burlar os anúncios não-bloqueáveis também barram posts de amigos e páginas, e não apenas publicidade.
“Estamos desapontados que empresas de ad-blocking estão punindo as pessoas no Facebook, já que estas novas tentativas não barram apenas anúncios, mas também posts de amigos e páginas. Essa não é uma boa experiência para as pessoas e planejamos resolver o problema. Ad-blockers são um instrumento bruto, que é o motivo pelo qual nos focamos em construir ferramentas como preferências de anúncios para colocar o controle nas mãos das pessoas”, diz o comunicado.
Segundo o TechCrunch, “resolver o problema” é dar um jeito de fazer com que as novas ferramentas do AdBlock Plus voltem a não funcionar, e isso deve acontecer nas próximas horas. Então, temos aí um jogo de gato e rato que deve continuar por um bom tempo.
Para quem não sabe, na última terça-feira, o Facebook anunciou que iria mesclar o código HTML de seus anúncios na web com o conteúdo, de forma que os ad-blockers não funcionassem mais. A justificativa é que a empresa passou a dar mais opções para os usuários controlarem que anúncios eles aceitam ver, e quais não. Não demorou para a comunidade do AdBlock Plus procurar e encontrar uma maneira de burlar as novas medida da rede social.
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