Entradas USB 3.1 frontais em gabinetes podem demorar para chegar ao mercado

A tecnologia USB 3.1, que tem velocidade duas vezes maior que USB 3.0, está chegando com tudo e várias placas-mãe já são compatíveis com a tecnologia. Mas, se você pretende montar um PC com as novas portas, pode tirar o cavalinho da chuva, pois ainda não existem gabinetes compatíveis com o USB 3.1 e, segundo o site Legit Reviews, os primeiros só devem aparecer no mercado em 2016.

As fabricantes afirmaram ao site que os gabinetes compatíveis e com entradas USB 3.1 frontais estão sendo desenvolvidos, mas devem demorar meses para chegar ao mercado, tanto a entrada USB 3.1 tipo A, quanto a USB 3.1 tipo C, que será reversível e estará presente em outros dispositivos como notebooks e smartphones.

Segundo as fontes consultadas pelo Legit Reviews, o maior problema enfrentado pelas fabricantes é a falta de um conector interno compatível, o que obriga as montadoras usarem adaptadores de terceiros para adicionarem esse suporte as placas. As fontes também afirmaram que a Intel está fabricando chips com suporte nativo ao USB 3.1, o que dá mais liberdade para a criação de placas e gabinetes compatíveis com a tecnologia.

O USB 3.1 ainda é uma tecnologia nova, o que gera todos esses problemas de compatibilidade com hardwares, drives e dispositivos, mas já está presente em 6% dos aparelhos no mercado eletrônico. A tecnologia trouxe uma taxa de transferência de dados de até 10 Gb/s, o dobro da USB 3.0, que ainda está crescendo em adoção.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *