Livro organizado por curadora do MAC USP vence Prêmio Jabuti 2014

Walter Zanini Escrituras Críticas-05NOVEMBRO2014O livro Walter Zanini: Escrituras Críticas, organizado por Cristina Freire, docente e curadora do MAC USP, venceu o Prêmio Jabuti 2014 na categoria Artes e Fotografia.

A publicação busca registrar, amparado por ampla documentação fotográfica de exposições, a fundamental contribuição do primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo para as instituições de arte no Brasil.

Apresenta as reflexões e concepções de Walter Zanini (1925-2013) sobre museus e arte contemporânea veiculadas em diversos meios com os quais ele colaborou como jornais e revistas, catálogos de exposições e conferências pronunciadas no Brasil e no exterior. Entre os assuntos abordados por Zanini estão a Videoarte e as Novas Tecnologias, a Arquitetura de Museus, as Exposições do MAC USP, as Bienais e Artistas Modernos e Contemporâneos. O próprio Zanini colaborou ativamente com Cristina Freire na organização e seleção de textos.

Além do livro, publicado pela Editora Annablume, o legado de Zanini pode ser visto na exposição Por Um Museu Público – Tributo a Walter Zanini, em cartaz no MAC USP Ibirapuera.

MAC USP Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Entrada gratuita
www.mac.usp.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *