Desafio Brasil Fashion estreia sua segunda temporada

Após o sucesso da temporada de estreia, Desafio Brasil Fashion está de volta ao LIFETIME com sua segunda temporada. O reality documental agora apresenta doze jovens estilistas, vindos de todo o país e que têm a chance de mudarem sua vida e conquistarem um lugar de destaque no mercado da moda. Eles terão de criar e produzir uma minicoleção com três looks completos, que serão exibidos por famosas modelos brasileiras, em um desfile especial no Museu Nacional de Brasília.

Em cada um dos oito episódios dessa temporada, o público vai conhecer a história desses jovens talentosos e acompanhar todo o processo de aprendizagem, o crescimento pessoal e profissional dos estilistas, incluindo o desenho e aprovação dos croquis, modelagem das peças, busca por tecidos, fornecedores e confecção das roupas, até sua grande estreia na passarela.

Os participantes selecionados para a nova temporada são: Roberto Mendes, Bruno Nova, Gabriel Gil, Johnson Cavalcante, Maria Fernanda D’Anzicourt, Caroline Contador, Isis de Oliveira, Thiago Tadeu, Hyago Rocha, Lucas Paiva, Pétala Rodrigues e Elda Ribeiro.

Os estilistas terão apenas dois meses para concluir as etapas do processo, sob a orientação de quatro grandes nomes da moda brasileira: Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.

O Desafio Brasil Fashion é uma coprodução da Cinegroup com o Lifetime, e tem patrocínio do SENAI – CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil). O canal exibirá dois episódios inéditos por semana, todas as quintas-feiras, às 22h50.

No episódio de estreia, os doze novos participantes e os coaches da temporada farão uma imersão criativa no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo: Inhotim, em Minas Gerais. O carioca Roberto Mendes apresenta as ideias da coleção Nem, inspirada no universo do subúrbio carioca e em suas memórias de infância e adolescência. Ele ouve a sugestão do Ronaldo Fraga, abandona a grande quantidade de cores e tecidos e foca apenas no jeans e no azul, refazendo os croquis. Seu maior desafio é a escolha do tecido ideal, além da preocupação com a estampa sobre o jeans.

Em Nova Friburgo, Bruno Nova trabalha em sua coleção Viajante do Tempo, inspirada no universo da tatuagem, uma vez que ele trabalhou como tatuador durante alguns anos. Sua ideia é simular tatuagens em couro, e Alexandre Herchcovitch vai ajudá-lo a encontrar um caminho para uma ideia tão diferente sair do papel.

Em seguida, o também carioca Gabriel Gil apresenta sua proposta de coleção Alamorfia, baseada no livro A Metamorfose, de Franz Kafka. A ideia é fazer uma analogia com os tempos modernos, comparando a figura da barata na obra de Kafka com as minorias no Brasil, pessoas que não são notadas pela sociedade. A proposta deixa Lino Villaventura estimulado e ele orienta Gabriel a ir por um caminho em que a modelagem das peças será o principal desafio.

Já em São Paulo, o baiano Johnson Cavalcante se inspira no romance Tieta, de Jorge Amado, revisitando sua história pessoal e as memórias de quando era retirante no sertão. O mineiro Thiago Tadeu, de Belo Horizonte, comemora seus avanços em uma festa junto às amigas.

Sobre os participantes:

Bruno Nova – De Nova Friburgo (RJ), tem 27 anos e cursa o primeiro semestre de Técnico em Vestuário. Já foi tatuador e atualmente trabalha com modelagem virtual em uma empresa de moda fitness. Seu coach será Alexandre Herchcovitch e o tema de sua coleção, “Viajantes do tempo”. Bruno pretende levar elementos da tatuagem às suas peças. Referências: David Bowie e Alexander McQueen.

Caroline Contador – De Curitiba (PR), tem 22 anos e cursa o 6º semestre de Tecnologia em Design de Moda, no Senai/CETIQT. Sua coach será Lenny Niemeyer e o tema de sua coleção, Fases do Maracujá, é inspirada no ciclo de transformação do maracujá, da flor até a degradação do fruto. Referências: a cidade de Morretes, no Paraná.

Elda Ribeiro – De Aparecida de Goiânia (GO), tem 30 anos e cursa o Técnico em Vestuário. Seu coach será Ronaldo Fraga e o tema de sua coleção é uma releitura do vestido de noiva. A ideia é trabalhar com trama de malha feita em tear, na cor branca, com movimento e conforto. Referências: noivas plus size e a literatura de Cora Coralina.

Gabriel Gil – Carioca, de 19 anos, cursa o Técnico em Produção de Moda. Seu coach será Lino Villaventura e o tema de sua coleção, a Metamorfose de Kafka. A ideia é fazer um paralelo entre a figura da barata e as minorias dentro do contexto social brasileiro. Referências: Franz Kafka, Flávio Shiró, O Grito, de Munch, e Alexander McQueen.

Hyago Rocha – De Fortaleza (CE), tem 18 anos e está no segundo semestre do curso Técnico em Modelagem. Sua coach será Lenny Niemeyer e o tema de sua coleção, Flora do Ceará. A ideia é criar looks com materiais diferentes, entre eles, a juta e o cordão de algodão. Referências: fibra do coco e flor do algodão.

Isis de Oliveira – De Belo Horizonte (MG), tem 19 anos e cursa Aprendizagem Industrial em Confecção de Moda. Seu coach será Ronaldo Fraga e o tema de sua coleção, liquidez. A ideia é abordar a ligação entre a água e os sentimentos, com destaque para a leveza e o movimento da água. Referências: Massaro Emotu e balé aquático.

Johnson Cavalcante – De São Paulo (SP), cursa o sexto semestre de Tecnologia em Design de Moda e trabalha em uma confecção de moda evangélica. Seu coach será Alexandre Herchcovitch e o tema de sua coleção, a Roça. A ideia é contar sua história pessoal, do menino que veio da roça para a cidade grande, utilizando a sobreposição de peças e diversos tecidos.

Lucas Paiva – De Fortaleza (CE), tem 21 anos. Sua coach será Lenny Niemeyer e o tema se sua coleção, Da Lagarta à Borboleta. A ideia é criar looks baseados na transformação da lagarta da espécie morpho em um casulo, e depois em uma borboleta azul, trabalhando a sensualidade do corpo feminino. Referências: borboleta morpho.

Maria Fernanda D’anzicourt – De Curitiba (PR), tem 21 anos e cursa o sexto semestre de Tecnologia em Design de Moda. Seu coach será Alexandre Herchcovitch e o tema de sua coleção, Intervenções. A ideia é realizar um trabalho com uma modelagem mínima, que se transforma em looks diferentes. Referências: WGSN e o universo eco-fashion.
Pétala Rodrigues – De João Pessoa (PB), tem 19 anos e cursa o Técnico em Produção de Moda. Seu coach será Lino Villaventura e o tema de sua coleção, Identidade Nordestina. A proposta  é usar novas aplicações de técnicas presentes na cultura nordestina, de forma repaginada, com couro, cerâmica e algodão. Referências: cangaço e maracatu.

Roberto Mendes – Dio Rio de Janeiro (RJ), tem 21 anos e cursa Design com ênfase em Moda. Seu coach será Ronaldo Fraga e o tema de sua coleção, o subúrbio carioca: cidades, memórias e cultura. A ideia é misturar referências como sua própria origem, o funk, a cultura da malandragem e elementos da vida suburbana, dos santinhos das casas aos azulejos.

Thiago Tadeu – De Castelo (MG), tem 20 anos e cursa o segundo semestre de Aprendizagem Industrial em Confecção e Moda. Seu coach será Lino Villaventura e o tema de sua coleção, Falsa Imagem. A ideia é abordar transformação de gênero, rótulos e máscaras sociais, utilizando transparências. Referências: “I, myself and other me”, de Julija Jan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *