Instrumento musical controlado pela mente é criado

Já imaginou compor a melodia de uma canção em um instrumento musical só com os seus pensamentos? É isso o que promete o “encéfalofone”, um aparelho desenvolvido por cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, ainda em fase de testes.

O instrumento foi descrito em um paper publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience nesta semana. O encéfalofone consiste em uma touca capaz de medir sinais elétricos emitidos pelo cérebro e transformá-los em notas musicais.

A touca se concentra em detectar dois tipos específicos de sinais: um deles é emitido quando o usuário fecha os olhos; e o outro é emitido quando a pessoa pensa em fazer algum movimento. Esses sinais são traduzidos em notas musicais que são então reproduzidas em um sintetizador.

Como relata o site The Verge, o objetivo dos cientistas é aprimorar essa tecnologia para que ela possa ser usada na recuperação de pacientes que perderam funções do cérebro. Além disso, há esperança de que, um dia, esse mesmo sistema de comunicação entre cérebro e máquina ajude pessoas com deficiências motoras.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *