Festival Geek agita Centro Histórico de Santos entre 23 e 25 de julho

Pelo terceiro ano seguido Santos figura entre as cidades mais geeks do país. Do oitavo lugar em 2015, passando pelo quinto posto no ano seguinte, a cidade chegou à quarta colocação em 2017, segundo a Amazon, superando capitais como São Paulo e Porto Alegre. Celeiro de diversos talentos, o município possui um calendário movimentado, com eventos de quadrinhos, cinema, anime. Por outro lado, trata-se de uma cidade importante para o Brasil, porta de entrada para milhares de estrangeiros anualmente. Possui um Centro Histórico frequentemente usado como locações para filmes e novelas, e que tem contribuído para o desenvolvimento econômico regional. Só no primeiro quadrimestre, mais de 200 mil pessoas passaram pela região.

Com os objetivos de fomentar ainda mais o Centro Histórico, intensificar características locais que possam contribuir para a economia criativa da cidade, além de promover o intercâmbio de profissionais, a Secretaria de Turismo de Santos realiza o primeiro “Santos Criativa – Festival Geek”. De 23 a 25 de julho, três equipamentos públicos receberão uma verdadeira invasão de geeks e nerds, que terão pela frente shows, painéis, workshops, games, jogos, tecnologia, exposições, entre outras atividades, numa maratona cultural e artística. Toda a programação gratuita foi concebida por uma curadoria formada por agentes culturais santistas do segmento. Serão mais de 100 profissionais envolvidos.

Na sexta-feira, 21 de julho, a agenda tem início às 11h, na Praça Mauá, com o projeto Leia Santos, quando serão distribuídos gratuitamente gibis e mangás. Ao meio-dia, acontece uma intervenção de cosplayers e personagens de filmes e quadrinhos do grupo Hora de Brincar, no Bonde. À noite, será inaugurado o “Mural Geek”, num imóvel localizado à Rua do Comércio. No paredão localizado ao lado da casa da Frontaria Azulejada a população poderá conferir o registro do artista plástico Érico Bomfim e que será o “símbolo” da “cidade geek”.

Em seguida, 21h, na Casa da Frontaria Azulejada, é a vez da Banda Marcial de Cubatão. O grupo, com regência de Alexandre Felipe Gomes, tem se apresentado, com sucesso, em eventos como Jedi-Con e Anime Friends, levando ao público grandes sucessos de filmes, séries e animes. O set list especial reunirá trilhas sonoras de filmes como “Star Wars”, “Rocky”, “Superman” (1978), “Batman” (1989), “Jurassic Park”, e de séries como “Power “Rangers”, “Cavaleiros do Zodíaco” e “Dragon Ball”. O mestre de cerimônias da noite e dos demais dias na Frontaria será o humorista Edson Júnior que, desde 2008, tem feito muito sucesso se apresentando por todo o Brasil em teatros, festivais, nas principais casas de comédia stand-up do país e nos maiores eventos de humor da atualidade. Na frente das câmeras, esteve em diversos programas de TV, apresentou o “Programa Mundo Estranho” em parceria com a própria revista “Mundo Estranho”, da editora Abril, e atuou na segunda temporada do humorístico “Chamado Central” da Multishow.

A programação segue no sábado e no domingo com atividades na Frontaria e também no Museu Pelé. Acontecerão shows das bandas de anime song Ryujin e Gattai, e do The Classics, que promete repertório formado por canções clássicas de filmes e séries dos anos 60 aos 90.

Nos painéis e workshops, estão confirmadas as presenças de artistas da Baixada Santista e da capital, como o ator e roteirista Felipe Folgosi e a jornalista Gabriela Franco, do site Minas Nerds. Também rolarão concurso de cosplayers, campeonatos de games, oficinas de roteiro, desenho, etc, feira de produtos geeks, encontro de “Star Wars e Star Trek”, entre diversas atividades.

“Enquanto poder público, buscamos incentivar e promover ações que contribuam para o crescimento da cidade, seja cultural, turístico e econômico. O universo geek é capaz de contribuir em todas essas direções e o festival vem para propiciar esse encontro, essa reflexão, movimentar os bares, restaurantes e lojas do nosso marco zero, o Centro Histórico, promover acesso à cultura e informação para a população, e apoio aos artistas. Importante ressaltar que a Prefeitura é parte da engrenagem, pois toda a curadoria foi feita em parceria com agentes culturais do segmento, profissionais que já realizam seus eventos e decidiram somar forças”, ressalta o Secretário de Turismo de Santos, Rafael Leal.

Confira a programação já confirmada. Nos próximos dias algumas atrações ainda serão anunciadas. 

SEXTA, 21 DE JULHO

Praça Mauá
11h – Leia Santos Especial HQ e Mangá – distribuição de gibis gratuita
12h – Ativação com personagens geeks do Hora de Brincar e cosplayers no Bonde

Casa da Frontaria Azulejada
Mestre de cerimônias: Edson Jr.
21 h – Concerto Banda Marcial de Cubatão, reunindo trilhas de filmes como Star Wars, Rocky, Jurassic Park, Superman, Batman, e de séries e animes como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers.
O grupo, com regência de Alexandre Felipe Gomes, tem se apresentado, com sucesso, em eventos como Jedi-Com, Anime Friends, pré-estreia de Star Wars: Rogue One (Cine Roxy), levando ao público grandes sucessos de filmes, séries e animes.
Antes, lançamento do Mural Geek, ao lado da Frontaria, com arte concebida por Érico Bomfim

SÁBADO, 22 DE JULHO

Casa da Frontaria Azulejada
Mestre de cerimônias: Edson Jr.
10h – abertura do espaço
11h20 às 12h20 – “Ouros da casa” – Painel com artistas da região (palco)
12h – Encontro Star Wars + Star Trek (área externa)
12h30 às 13h30 – Show da Banda Gattai, com repertório de anime songs (palco)
13h30 às 14h30 – Workshop “Como desenhar personagens de mangá” (auditório da Frontaria)
14h às 15h – “Criando Histórias” – Painel com escritores e roteiristas, incluindo Felipe Folgosi (palco)
14h30 às 15h30 – Painel “Star Wars + Star Trek” (auditório)
15h às 15h30 – Concurso K-pop – abreviação de korean pop (palco)
15h30 às 17h – Workshop de roteiro (auditório)
16h às 17h – Editando HQs – Painel com editores (palco)
17h às 18h – Concurso cosplay (palco)
Caricatura ao vivo – a partir das 14h
Nesse dia ainda acontecerão torneios de Magic – The Gathering (formato suíço), Yu-Gi-Oh! (formato suíço), Pokémon: TCG, entre outros.

Museu Pelé
11h às12h30: Palestra “Capsule ECS – Desenvolvimento de jogos Mobile para Iniciantes”
13h às 14h30: Finais de Campeonato – FIFA 17
15h às 16h30: Palestra “20 anos de Resident Evil”
17h às 18h30: Finais de Campeonato – Street Fighter 5 e Injustice 2
19h às 20h: Palestra “Mulheres nos Games”

DOMINGO, 23 DE JULHO

Casa da Frontaria Azulejada
Mestre de cerimônias: Edson Jr.
11h – Futuro das HQs – painel sobre quadrinhos digitais (palco)
12h30 às 13h30 – Show da Banda Ryujin (anime songs) (palco)
13h30 às 14h30 – Workshop “Como Desenhar Super-Heróis” (auditório da Frontaria)
14h às 15h – “Desbravando a América” (painel sobre o mercado dos EUA) (palco)
15h às 16h – Workshop “Desenhos de humor” (auditório)
16h às 17h – “A Vez dos Independentes” (painel sobre HQs independentes) (palco)
17h às 17h30 – Final do concurso Cosplay (palco)
16h30 às 18h – Banda The Classics – set list com músicas de filmes e séries clássicos dos anos 60 aos 90.
Nesse dia ainda acontecerão torneios de Magic – The Gathering (formato suíço), Yu-Gi-Oh! (formato suíço), Pokémon: TCG, entre outros.

Museu Pelé
11h às 12h30: Painel eSports – Intact da Operation Kino (ex-Dexterity e Keyd)
13h às 16h: Finais de Campeonato – League of Legends
16h30 às 18h: Palestra MKT Digital

Endereços:

Casa da Frontaria Azulejada – R. do Comércio, 92, Centro
Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Valongo

O Santos Criativa – Festival Geek é realizado pela Secretaria de Turismo de Santos e tem apoios da Santos Comic Expo, Anime Summer, CulturalMente Santista, Gibiteca de Santos, Pixel Café, Supernova Produções, Hitotsu Comunicações e Eventos, REVIL e Fighing Games.

brasil, canon, comedia, Fábio Augusto Fotografia, fábio augusto fotógrafo, photograph, sorocaba, stand up

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *