Foguete autônomo Falcon 9, da SpaceX realiza seu segundo pouso

Quando a Nasa começou a lançar foguetes espaciais, eles só saíam do chão uma vez; na volta, eles se estatelavam no meio do mar. A SpaceX começou a mudar isso em dezembro de 2015, quando conseguiu pousar um foguete pela primeira vez. Mas ontem a empresa foi mais longe e pousou um mesmo foguete pela segunda vez com segurança.

O CEO da empresa, Elon Musk, comemorou a conquista da SpaceX por meio do Twitter. “[Estou] incrivelmente orgulhoso da esquipe da SpaceX por atingir esse marco no espaço! O próximo passo é [conseguir] voar novamente em 24 horas”, disse (o tweet pode ser visto abaixo).

Em sua última viagem, que se encerrou no final do dia de ontem, o foguete autônomo Falcon 9 subiu até o espaço, voltou a entrar na atmosfera terrestre e pousou no navio (também autônomo) Of Course I Still Love You com segurança. A conquista da empresa coloca o foguete Falcon 9 como o primeiro veículo espacial a se preparar para um terceiro lançamento, o que ainda deve levar algum tempo. O vídeo mostrando o relançamento e o “re-pouso” do foguete pode ser visto abaixo:

Numa entrevista ao TechCrunch logo após o pouso, Musk comentou que aquele era “um grande dia para o espaço como um todo e para a indústria espacial”. “Foram 15 anos para chegar a esse ponto. Muitos passos difíceis ao longo do caminho”, disse, referindo-se possivelmente ao foguete que explodiu com o satélite do Facebook no ano passado.

A grande importância do segundo pouso é que mostra que a empresa está no caminho para fazer foguetes reutilizáveis. Foguetes que só podem ser usados uma vez são, nas palavras de Musk, como se as companhias aéreas jogassem fora o avião inteiro depois de cada voo. Por isso, foguetes reutilizáveis são essenciais para o futuro da exploração espacial – e para o plano da SpaceX de levar humanos até Marte a partir de 2024.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *