Balão do Google que leva internet cai no interior do Piauí

Uma das iniciativas do Google para levar internet a mais pessoas do mundo é o chamado Projeto Loon. O plano consiste em espalhar balões por regiões mais afastadas de centros urbanos, fornecendo conexões gratuitas de 4G num raio de 80 quilômetros. Um desses balões caiu semana passada no Brasil.

O balão de 15 metros de diâmetro caiu na zona rural de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina, capital do Piauí. O incidente aconteceu na madrugada da sexta-feira, 17, segundo o site CidadeVerde.com, que inclusive tem fotos do ocorrido. Procurada pelo Olhar Digital, a assessoria do Google confirmou a queda do equipamento, mas não explicou o que aconteceu.

“Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do Estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes”, explicou um porta-voz do Projeto Loon no Brasil. O local da queda, segundo o Google, é próximo de onde foi realizado um piloto do projeto há dois anos.

O Google também disse que “uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão” para que possam descobrir o que aconteceu. “Agradecemos a hospitalidade da comunidade local, e desculpas pela surpresa!”, disse ainda a empresa. Os balões não são tripulados, portanto ninguém saiu ferido.

Não é a primeira vez que um balão de internet do Google sofre uma fatalidade. Em abril do ano passado, um deles caiu em uma fazenda no Chile, a cerca de 500 quilômetros ao sul da capital Santiago.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *