Presidente da Rússia é responsabilizado por ciberataques nas eleições americanas

O governo dos Estados Unidos responsabilizou Vladimir Putin, presidente da Rússia, pelos ciberataques que interferiram nas eleições presidenciais americanas que aconteceram no mês passado. A declaração foi feita pela Casa Branca na última quinta-feira, 15, que prometeu retaliações, aumentando as tensões entre as duas maiores potências atômicas do mundo.

“Não acho que estas coisas ocorram sem que Vladimir Putin saiba. Em última instância, Vladimir Putin é responsável pelas ações do governo russo”, afirmou Ben Rhodes, principal conselheiro do presidente Barack Obama.

Na semana passada, a CIA, central de inteligência dos EUA, encerrou um relatório secreto, afirmando que a Rússia interveio na campanha eleitoral do país, com o objetivo de ajudar Donald Trump a se eleger. A rede NBC noticiou que funcionários da inteligência americana concluíram que Putin se envolveu pessoalmente para se vingar de Hillary Clinton.

Obama também comentou o assunto, afirmando que vai reprimir os ataques russos. “Não há dúvidas de que quando um governo estrangeiro tenta violar a integridade das nossas eleições, é preciso adotar ações. Vamos fazer isto, no lugar e momento adequados. Algumas ações poderão ser explícitas e anunciadas, e outras, não”, declarou o governante.

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, insinuou que a Casa Branca tem intenções partidárias ao levantar a questão. “Se a Rússia ou outra entidade realizavam ataques informáticos, por que a Casa Branca esperou tanto tempo para reagir?”, questionou, pelo Twitter.

O governo russo, por sua vez, afirmou que “os absurdos não se baseiam em nenhum fundamento” e que o governo americano “precisa parar de falar sobre isso ou finalmente apresentar algum tipo de prova. Caso contrário, isso parece extremamente indecente”.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *