Com mercado em crise, venda de PCs no Brasil cai 20% no primeiro trimestre

Um levantamento realizado pela consultoria IDC aponta que o mercado de PCs continua em queda no Brasil. Entre janeiro e março foram vendidos 1,964 milhão de computadores, 20% menos do que o que foi comercializado no mesmo período em 2014. Do total de equipamentos vendidos nos três primeiros meses do ano, 804 mil foram desktops (uma queda de 21% em relação ao ano passado) e 1,6 milhão de notebooks (queda de 19%). Deste valor, 68% dos dispositivos foram comprados pelo consumidor final e 32% por empresas.

A consultoria afirma que esperava para o período um número maior de vendas. “Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram o mercado e foram determinantes para este resultado”, explica o analista de pesquisas Pedro Hagge.

Houve ainda um reajuste de 15% a 20% nos preços de computadores, o que impactou ainda mais nas vendas. O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram para o resultado de vendas de PCs no começo de 2015.

No ano passado o mercado já havia encolhido 26% em comparação com 2013, vendendo 10,3 milhões de dispositivos.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *