Última novela da escritora alemã Christa Wolf chega ao Brasil

Augusto-Christa Wolf-30OUTUBRO2014O livro será lançado na Livraria da Travessa (Rua Sete de Setembro 54, Centro, Rio de Janeiro), dia 30/10, às 17h, com bate-papo entre o tradutor Fernando Miranda e o público, sobre o processo de tradução das obras da autora. Fernando é mestre em Literaturas pelas universidades de Tübingen (Alemanha).

Christa Wolf, que faleceu em 2011, aos 82 anos, foi uma das escritoras mais conhecidas, carismáticas e influentes nos primórdios da Alemanha Oriental. Seus primeiros escritos foram muito corajosos, com críticas ao regime comunista, e isso fez com que a vida da autora fosse monitorada pelo governo, até a queda do muro de Berlim.

No romance, o menino Augusto, que perdeu seus pais na guerra, passa três estações de um ano em um hospital na zona de ocupação soviética, no estado de Mecklemburgo, nordeste da Alemanha. Lá, ele encontra Lilo, uma adolescente que ajudava a tomar conta dos pacientes mais novos. Augusto lembra-se dessa história em retrospectiva, enquanto dirige um ônibus com turistas para Berlim, voltando de uma viagem a Praga.

Augusto é a segunda obra da autora a ser publicada no Brasil. Confira a amostra do livro pelo ISSUU.

TRECHO 

“Augusto se lembra: ele era igual a cada uma daquelas crianças que chegavam sem os pais à estação de Mecklenburg após o fim da guerra, e a quem perguntavam quando e onde tinham perdido suas mães. Mas isso ele realmente não sabia. Tampouco sabia se o trem de refugiados fora bombardeado antes ou depois da travessia pelo grande rio, que eles chamavam de Oder. Afinal, estava dormindo. Quando se ouviu o estrondo e as pessoas começaram a gritar, uma mulher desconhecida, não a sua mãe, o pegou pelos braços e o lançou do vagão. Ele se jogou atrás de um barranco na neve e ficou deitado até que o barulho passasse e até que o maquinista gritasse para todos os sobreviventes que embarcassem logo.

Augusto nunca mais as viu: nem sua mãe, nem esta mulher desconhecida. Sim, havia pessoas espalhadas pelo chão e que não tinham subido no trem, que logo então partiu”.

DADOS TÉCNICOS

Augusto (August, título original)
Autora: Christa Wolf
Tradução: Fernando Miranda
48 pg. /14x21cm / R$ 29 / e-Book R​$ 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *