Usando apenas seu celular com conexão Wi-Fi Hacker alega que consegue controlar aviões

O hacker e pesquisador Ruben Santamarta, que trabalha para a IOActive, alega que descobriu uma maneira de controlar o sistema de um avião usando apenas um dispositivo móvel com conexão Wi-Fi. O procedimento será apresentado durante a conferência de hack Black Hat que acontece em Las Vegas nessa semana.

De acordo com Santamarta, o sistema de comunicações por satélite dos aviões está cheio de vulnerabilidades: “aqueles dispositivos estão abertos para qualquer um. O objetivo da minha apresentação é ajudar a mudar essa situação”. Usando a “engenharia reversa” de firmware, o hacker conseguiu controlar o equipamento do avião pelo sistema de entretenimento do próprio vôo.

Os testes foram feitos apenas em no laboratório da IOActive, em Madrid, mas as vulnerabilidades apontadas por Ruben Santamarta foram confirmadas pelas próprias empresas de equipamentos de aviões – Cobham, Harris, Hughes e Iridium Communications.

Um dos “buracos” na segurança que foram apontados no sistema de todas as empresas pesquisadas foi a facilidade de conseguir as credenciais de segurança dos técnicos, uma vez que todas as peças do equipamento podem ser acessadas com a mesma senha. Ou seja, ao descobrir a senha, o hacker pode entrar em qualquer parte do sistema, incluindo os mais sensíveis.

A apresentação de Santamarta é uma das mais esperadas da conferência, aliás, não é todo dia que alguém alega ter encontrado falhas no sistema de comunicação de aviões. Se o hacker estiver certo, então celulares não causam interferência em aviões mas podem causar efeitos piores.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *