32ª Feira do Livro de Canoas tem infinitas histórias e atrações variadas

A Feira do Livro de Canoas (RS), este ano na sua 32ª edição, tem como lema “26 Letras e Infinitas Histórias. Literatura é Inovação”, O evento que reúne mais de 300 mil visitantes, mais uma vez reafirma sua posição de destaque entre os eventos culturais do Rio Grande do Sul. A 32ª Feira do Livro de Canoas, de 25 de junho a 9 de julho, tem  uma programação diversificada,  e contará com  nomes de projeção nacional e internacional. Além dos escritores, a Feira contará com espetáculos de música e poesia. A cantora Maria Bethânia encerra o evento com o recital-poético “Caderno de Poesias”.

32__feira_do_livro___troca_troca___salustiano___paulo_pires__6_-1566869

A abertura oficial da Feira está marcada para o dia 25, às 18h, na Praça da Bandeira e, logo depois, o novíssimo Teatro do Sesc/Canoas abre suas portas para a apresentação do espetáculo “Dona Flor e seus Dois Maridos”, montagem assinada por Zé Adão Barbosa.

O multipremiado escritor angolano Gonçalo Tavares estará em Canoas no dia 4 de julho. É dele o aclamado “Jerusalém”, elogiado por José Saramago. O holandês Arthur Japin vai lançar em Canoas o livro “O Homem com Asas”, romance investigativo sobre o roubo, literal, do coração de Alberto Santos Dumont, ocorrido em 1932. Benjamin Moser, autor do premiado “Why This World”, a biografia da escritora brasileira Clarice Lispector, será outro nome de destaque do evento, fazendo o lançamento de uma reedição da obra. Também estarão em Canoas o chileno Vladimir Safatle, Luiz Gonzaga de Mello, o escritor Eduardo “Peninha” Bueno, tradutor do célebre “On the Road”, de Jack Kerouac. 

Música na Feira de Livros

A música e a poesia estarão muito bem representadas com as presenças de Arnaldo Antunes, que estará na Feira na tarde do dia 3 de julho; com Jards Macalé e Jorge Mautner, que contarão muitas histórias no dia 30 de junho; e com a diva Maria Bethânia, que fará o show de encerramento da Feira, no dia 9 de julho, no Teatro do Sesc, dias após completar seus 70 anos, trazendo o recital-poético “Caderno de Poesias”. 

Um pouco de história

A primeira Feira do Livro de Canoas aconteceu em 1982. A partir da 2ª edição, em 1986, se tornou um evento anual, realizado sempre próximo às festividades do aniversário da cidade. A  partir de 2009 foi  instituído em Canoas  o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura, projetos para incentivo e promoção do acesso ao livro. A Feira do Livro de Canoas faz parte do Circuito Nacional de Feiras de Livro da Fundação Biblioteca Nacional e MinC desde 2011 e a cada ano busca-se o aprimoramento e a qualificação do evento. Em 2014 a feira contabilizou 40.800 agendamentos para as atividades e teve um público circulante em mais de 300 mil pessoas. Em 2015, ano em que recebeu nomes como o cubano Leonardo Padura, Frei Betto, o casal Heloísa Seixas e Ruy Castro e Alice Ruiz e a filha Estrela Leminski, e homenageou Luis Fernando Verissimo, a Feira do Livro de Canoas fechou com 43.833 agendamentos para as atrações e comercialização de mais de 25 mil livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *