De acordo com fabricantes, “Baterias de smartphone duram cerca de um ano e meio”

De acordo com o site Battery University, site da Cadex Electronics especializado em baterias, os fabricantes de baterias afirmam que os dispositivos de íon-lítio encontrados na maioria dos smartphones só devem durar entre 300 e 500 ciclos.

O “ciclo” a que o site se refere é o período entre recargas da bateria. De acordo com essa estimativa, as baterias de aparelhos como smartphones e tablets só teriam uma vidaútil de cerca de um ano a um ano e meio, supondo uma recarga diária.

Os fabricantes, no entanto, ressaltam que essa é uma perspectiva conservadora, já que não podem correr o risco de que as vidas úteis de seus produtos acabem antes do informado. Ainda assim, eles informam que, embora as baterias devam oferecer 100% de capacidade ao longo do primeiro ano de uso, é comum que elas sejam reduzidas a 85% a 75% de sua capacidade nesse período.

A imagem abaixo, retirada do site, mostra o resultado de testes realizados com onze baterias de íon-lítio:

Reprodução
Manutenção

Um dos fatores que podem estender a vida útil das baterias , segundo os fabricantes, é a “profundidade da descarga” (ou DoD, da sigla em inglês Depth of Discharge). Esse fator se refere a quanto de bateria ainda restava no momento da recarga. Recarregar um aparelho de 0% a 100% é muito pior para a vida útil da bateria do que recarregar de 25% a 100%.

A estimativa de 300 a 500 ciclos se refere a ciclos de recarga completa; evitar que seu smartphone se descarregue completamente pode ajudar a elevar a vida útil da bateria. Mas os fabricantes estimam que as mesmas baterias teriam uma vida útil de 1200 a 1500 ciclos no caso de 50% de DoD (se todas as recargas fossem feitas com o dispositivo a 50% de capacidade) – cerca de três a quatro anos apenas.

Outro fator que pode influenciar a vida útil das baterias (positiva ou negativamente) é a exposição a calor. O calor excessivo faz com que as baterias durem menos ciclos. Baterias que operam a temperaturas superiores a 30ºC, segundo o site, já começam a perder capacidade permanentemente.

O Olhar Digital já escreveu sobre modos de economizar a bateria de smartphones, tanto de dispositivos Android quanto de iOS. Não deixe de conferir.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *