Conheça “Tianhe-2”, o supercomputador mais rápido do mundo


A China continua no topo do ranking de supercomputadores mais rápidos do mundo com o Tianhe-2. A máquina, que pertence à Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, ocupa a posição pelo quinto semestre seguido, segundo a nova atualização da lista da TOP500.

A medição leva em consideração o benchmark Linpack, com o qual foi constatado que o computador chinês é capaz de alcançar 33,86 petaflops, o que é quase o dobro do segundo colocado, que chega a 17,59 petaflops.

A honrosa vice-liderança fica com o Titan, usado no Laboratório Nacional de Oak Ridge do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Apesar de ficar consideravelmente atrás da liderança chinesa, ao menos a máquina leva o título de uso mais eficiente de energia no top 10.

O topo da lista é ocupado majoritariamente pelas grandes potências econômicas, principalmente Estados Unidos, Europa, China e Japão, com computadores que já estão há algum tempo operando, criados em 2011 ou 2012. Contudo, pela primeira vez um supercomputador do Oriente Médio figurou entre o top-10 com o Shaheen II, da Universidade Rei Abdullah de Ciência e Tecnologia, construído recentemente.

Apesar de não estar no topo, os Estados Unidos ainda têm 233 supercomputadores na lista, o maior número do mundo. No entanto, essa liderança está caindo, e já é a menor dos últimos 45 testes, abrindo espaço para outros países.

O Brasil só aparece na 148ª colocação do ranking, com o Santos Dumont, um supercomputador do Laboratório Nacional de Computação Científica, que chega à velocidade de 456,8 teraflops.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *