Software russo promete acelerar compartilhamento de vídeos 4K

Uma empresa russa começou a vender uma ferramenta que, se realmente for capaz de realizar o que promete, pode significar um golpe duro para as empresas que vêm apostando no 4K como um formato imune a pirataria.

O 4K tem dois apelos, um para os consumidores e outro para a indústria. No primeiro caso, vende-se uma qualidade de imagem que não se compara ao HD convencional; no segundo, promete-se um formato praticamente inviolável. Como a questão da imagem é algo que se questiona desde a introdução dessa resolução, o apelo forte para a indústria talvez seja o anti-pirataria.

O “ultra-HD” é tão seguro porque conta com uma série de proteções, incluindo criptografia AACS 2. Por isso, embora a pirataria de filmes e séries nunca tenha sido tão abundante, poucos dos arquivos que aparecem online são em 4K, já que o trabalho de crack acaba sendo manual.

É justamente isso que pode mudar com a introdução do DeUHD. O software foi desenvolvido pela Arusoft, que garante: “É uma ferramenta para descriptografar o disco UHD”, e a empresa russa dá como exemplo a remoção das proteções AACS 2.

“[O] DeUHD funciona no background para permitir automaticamente a leitura do conteúdo de um filme 4K UHD assim que ele é inserido no drive”, explica a Arusoft. “Ele também permite extrair o disco para seu disco rígido como uma pasta ou arquivo ISO, e então você pode reproduzi-los no seu player UHD.”

Uma fonte do TorrentFreak testou o software com um dos players indicados como suportados pela ferramenta (o LG BE16NU50) e diz que não deu certo. “Isso pode significar que ainda há alguns problemas a serem corrigidos”, sugere o site.

Se tais questões forem ajustadas, pode ser que o DeUHD seja a primeira plataforma comercial capaz de automatizar a extração de conteúdo em 4K, o que abriria as portas para a pirataria em massa do formato. O software está à venda por € 199 (quase R$ 740), mas dá para experimentá-lo gratuitamente — a versão de teste, porém, só permite descriptografar cerca de 10 minutos de vídeo.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *