5ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI) reflete sobre os impactos da tropicália na literatura

Entre os dias 25 e 27 de maio será realizado na cidade de Iguape, região sul do Estado de São Paulo, a 5ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI). Desta vez, o evento discute e reflete sobre a influência da Tropicália, movimento que sacudiu o país e revolucionou a cultura no final da década de 1960, na cultura brasileira – em especial na literatura. O festival é uma realização das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e organizado pela Prefeitura Municipal de Iguape.

Durante três dias, o FLI terá shows, sarau e mesas-redondas com a presença de artistas como como Arnaldo Antunes, Chacal, Ferréz, Carlos Calado, Paulo Lins, Ninho Moraes, Juçara Marçal, Santiago Nazarian, Camilo Vannuchi, Carla Gullo e Marco Pezão, que promoverão reflexões sobre o impacto da tropicália literatura brasileira. Além disso, a população também poderá participar da feira de troca de livros. Os eventos são gratuitos e serão na Praça da Basílica e em três escolas da rede pública municipal de ensino.

Como aquecimento para o Festival, entre os dias 16 e 20 de maio, serão realizadas sessões comentadas do filme “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, com o diretor Ninho Moraes, nos municípios de Eldorado, Itariri, Cananeia e Ilha Comprida, além da itinerância por cinco escolas da rede pública de ensino de Iguape e região. Os estudantes também participam do bate-papo “A aventura da Tropicália”, com Camilo Vannuchi e Carla Gullo. Os autores do livro “Jovem Guarda e Tropicália” (Ed. Moderna), propõem uma divertida e musical viagem aos anos 60 e 70, com histórias de Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Música e dança

No dia 25, a Companhia Viela de Danças Urbanas apresenta o espetáculo “Toda raiz tem um pouco de senzala”, discutindo a figura do opressor em um espaço de oprimidos. No sábado, 27, às 12h00, ocorre o show “A Arte de Compor”, do iguapense Netto Pio. À noite é a vez da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira” com o espetáculo “Etc. & Tal”, show que faz referência ao hino de Caetano Veloso, “Da Maior Importância”, gravado por Gal Costa em 1973. O grupo foi indicado ao “Prêmio Bravo! 2016” de Melhor Show e banda revelação do “Prêmio Multishow 2016”. Todos os espetáculos serão na Tenda da Praça da Basílica, no centro histórico da cidade.

Confira os detalhes da programação

Tenda da Praça da Basílica

Praça da Basílica – Centro Histórico

25/5 – QUINTA-FEIRA

20h30 às 22h

MESA: DA MARGEM À POESIA

Ferréz e Paulo Lins

Mediação: Reynaldo Damázio

Prestes a completar 20 anos de carreira, o escritor Ferréz (“Capão Pecado”), fundador do selo Literatura Marginal, e com obras publicadas em nove países, une-se ao poeta, romancista, roteirista de cinema e televisão Paulo Lins (“Cidade de Deus”), para discutir a potência da palavra da periferia, a urgência dessas vozes e seu impacto nos âmbitos sociais e culturais atuais.

22h30

ESPETÁCULO: “TODA RAIZ TEM UM POUCO DE SENZALA”

Companhia Viela de Danças Urbanas

A figura do opressor em um espaço de oprimidos: sequelas deixadas por um passado que assombra o dia a dia desses bailarinos-corpos em cena presentes. Feridas são expostas e a invisibilidade é o mote de gritos de liberdade, tão rara no palco e na vida. A Companhia Viela de Danças Urbanas, de Registro/SP, foi orientada pela edição de 2016 do Programa de Qualificação em Dança, das Oficinas Culturais.

26/5 – SEXTA-FEIRA

14h às 16h

BATE-PAPO: A AVENTURA DA TROPICÁLIA

Camilo Vannuchi e Carla Gullo

Mediação: Reynaldo Damázio

Os jornalistas Camilo Vannuchi e Carla Gullo, autores do livro “Jovem Guarda e Tropicália” (Ed. Moderna), propõem uma divertida e musical viagem aos anos 60 e 70, contando histórias e apresentando alguns dos eternizados nomes do cancioneiro popular brasileiro, como Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

20h30 às 22h

BATE-PAPO: LITERATURA MARGINAL

Chacal e Santiago Nazarian

Mediação: Reynaldo Damázio

Ser marginal pode carregar a contradição de tornar-se o centro de uma discussão. Do movimento que rompe a tradição e com ele carrega questionamentos dos modos literários de produção e escrita vigentes, Chacal, um dos maiores expoentes da literatura marginal desde a década de 70, conversa com o romancista Santiago Nazarian, “existencialista bizarro”, autor de livros como “Biofobia”, “Feriado de Mim Mesmo” e do volume de contos “Pornofantasma”.

22h30

SARAU: “A PLENOS PULMÕES”

Marco Pezão, poeta, agitador cultural e criador do “Sarau da Cooperifa”, ao lado de Sérgio Vaz, comanda o sarau “A Plenos Pulmões”, dedicado aos amantes da poesia. É espaço para novos poetas se descobrirem e apresentarem suas produções. O microfone fica aberto para todos, e as inscrições começam uma hora antes, na Tenda da Praça da Basílica.

27/5 – SÁBADO

11h às 13h

PEGUE LIVROS

Feira de troca de livros infantis, adultos e gibis. Para o público, uma oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais, sem custo. É recomendado que os livros estejam em bom estado e não sejam didáticos ou técnicos.

12h

SHOW: NETTO PIO

Em seu show “A Arte de Compor”, o músico Netto Pio, de Iguape/SP, ao lado de baterista e saxofonista, canta suas principais canções autorais, como “Festa, Poesia e Canção”, “Pé na Estrada” e “Deixa o Coração”.

14h às 16h

GELEIA CULTURAL: TROPICALISMO ONTEM E HOJE

Carlos Calado e Ninho Moraes

Mediação: Reynaldo Damázio

O jornalista, editor e crítico musical Carlos Calado, autor do livro “Tropicália: a História de Uma Revolução Musical”, reflete, ao lado de Ninho Moraes, diretor geral do filme “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, o surgimento da Tropicália e seu contexto histórico político, social e cultural, fazendo um balanço entre passado e presente.

20h30 às 22h

CONTRACULTURA: É PROIBIDO PROIBIR

Arnaldo Antunes e Juçara Marçal

Mediação: Reynaldo Damázio

Arnaldo Antunes e Juçara Marçal, integrante do grupo Metá Metá e formada em Letras e Jornalismo pela USP, falam sobre suas obras, impressões acerca da contracultura brasileira, refletindo o lugar do artista no contexto contemporâneo.

22h30

SHOW: AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA

“Uma mulher é sempre uma mulher”: o show faz referência ao hino de Caetano Veloso, “Da Maior Importância”, gravado por Gal Costa em 1973. O repertório do espetáculo “Etc. & Tal”, indicado ao “Prêmio Bravo! 2016” de Melhor Show, é pautado no disco de estreia do grupo, intitulado “Mulher”, lançado em 2015. A banda, indicada à categoria Revelação do “Prêmio Multishow 2016”, traz Assucena Assucena e Raquel Virgínia nos vocais, acompanhadas por Rafael Acerbi, na guitarra, Rob Ashtoffen, no baixo, Carlos Eduardo Samuel, no teclado, Vitor Coimbra, na bateria, e Danilo Moura, na percussão.

Programa por cidade:

60 lugares (distribuição de ingressos 1h antes, na bilheteria do local)

SESSÃO COMENTADA DO FILME “FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!”, com o diretor Ninho Moraes

O documentário, dirigido por Ninho Moraes e Francisco César Filho, aborda um dos movimentos culturais mais efervescentes da história do Brasil. Conecta a década de 60 aos dias de hoje, por meio de entrevistas, intervenções artísticas, esquetes e imagens de show de André Abujamra, realizado no Teatro Oficina. No elenco, Alice Braga, Gero Camilo, Gilberto Gil Carlos Meceni e Helena Albergaria.

Ninho Moraes, jornalista, documentarista e roteirista, é professor de direção na Faculdade Cásper Líbero, e vice-coordenador em RTVI. Na TV, criou programas de televisão como “Metrópolis”, “Saia Justa”, e todos os realizados por Marília Gabriela de 1985 a 2004.

Programa

60 lugares por cidade (distribuição de ingressos 1h antes, na bilheteria do local)

ELDORADO

16/5 – terça-feira – 20h00

Local: Sala de Projeção – Aldeia Cultural (Avenida Caraitá, 312 – Centro)

ITARIRI

17/5 – quarta-feira – 20h00

Local: Casa da Cultura “O Casarão” (Rua do Comércio, 127 – Centro)

CANANEIA

19/5 – sexta-feira – 19h00

Local: Casa Caiçara (Praça Martin Afonso de Souza, s/n)

ILHA COMPRIDA

20/5 – sábado – 14h00

Local: Espaço Cultural Plínio Marcos (Avenida São Paulo, 1000 – Balneário Adriana)

Programa por escola:

Público: alunos da rede pública estadual de ensino, a partir de 12 anos | 30 lugares por escola

E.E. PROFª. ELVIRA SILVA

17/5 – quarta-feira – 10h40

ESCOLA ESTADUAL PREFEITO JOFRE MANOEL

18/5 – quinta-feira – 7h30

E.E. CORONEL JEREMIAS JUNIOR

18/5 – quinta-feira – 16h00

ESCOLA ESTADUAL CLODONIL CARDOSO

19/5 – sexta-feira – 10h00

ESCOLA ESTADUAL JUDITH SANT’ANA DIEGUES

19/5 – SEXTA-FEIRA – 13h30

BATE-PAPO: A AVENTURA DA TROPICÁLIA

Camilo Vannuchi e Carla Gullo | Público: alunos da rede pública municipal de ensino, a partir de 9 anos 100 lugares por escola

EMEF VAZ CAMINHA

25/5 – quinta-feira – 10h às 11h30

EMEIF PROFº JOSÉ LUIZ DE AGUIAR

25/5 – quinta-feira – 14h às 15h30

EMEF PROFª ZELY ALVES FORTES

26/5 – sexta-feira – 10h às 11h30

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma Organização Social (OS). A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *