Com sessão de cinema e lançamento de livro, IMS, Mostra de Cinema e ABC homenageiam José Carlos Avellar

No dia 24 de outubro, o Instituto Moreira Salles, a 40ª Mostra Internacional de Cinema e a Associação Brasileira de Cinematografia farão uma homenagem ao crítico de cinema, curador, cineasta e gestor público José Carlos Avellar (1936-2016). A homenagem acontecerá na sessão especial ABC, organizada pela Associação Brasileira de Cinematografia dentro da 40ª Mostra Internacional de Cinema, às 20h, na Cinemateca Brasileira. Está programada a exibição dos filmes O Clique Único de Assis Horta, de Jorge Bodansky, e Improvável Encontro, de Lauro Escorel, seguida de debate com a participação do professor e pesquisador Rubens Fernandes Jr., das montadoras Idê Lacreta e Bruna Callegari, do diretor Lauro Escorel, do diretor de fotografia Carlos Ebert e mediação do crítico Amir Labaki. O rec ém-lançado livro Pai país, mãe pátria, escrito por Avellar e editado postumamente pelo IMS, estará à venda nessa noite na Cinemateca.

capa-livro-avellar

Pai país, mãe pátria, um longo ensaio sobre a representação da família no cinema brasileiro recente, é um fecho de ouro para uma carreira brilhante. No cinema brasileiro dos anos 1960, o político e o social desfocavam a família, que, nas produções do final dos anos 1990, assume o protagonismo. A partir de cenas e diálogos de alguns dos principais filmes produzidos no Brasil sobretudo a partir da metade dos anos 1990, Avellar analisa como os personagens dessas obras encarnam nos indivíduos os dramas do coletivo.

José Carlos Avellar (1936-2016) foi um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil. Foram 20 anos de colaboração no Jornal do Brasil, artigos em sites e revistas especializadas e vários livros publicados, como O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil (2007). Representante do Festival de Berlim no Brasil, integrou júris em outros tantos eventos mundo afora e também dedicou-se à gestão cultural, dirigindo instituições como a RioFilme, a Cinemateca do MAM-RJ e a área de cinema do Instituto Moreira Salles.

Homenagem a José Carlos Avellar

24 de outubro, segunda-feira, às 20h

Sessão ABC

Exibição dos filmes O Clique Único de Assis Horta, de Jorge Bodansky, e Improvável Encontro, de Lauro Escorel, seguida de debate com participação de Rubens Fernandes Jr., Idê Lacreta, Bruna Callegari, Lauro Escorel e Carlos Ebert e mediação de Amir Labaki.

Lançamento do livro Pai país, mãe pátria, de José Carlos Avellar
Grátis

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo
Tel. 11 3512-6111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *