Vírus “sequestrador” Jigsaw é a ameaça do momento

Ransomware, o vírus “sequestrador”, é a ameaça do momento. Os softwares maliciosos que bloqueiam com criptografia o acesso da vítima aos seus arquivos e só liberam mediante pagamento se popularizaram e diversificaram. No entanto, uma nova praga usando esse conceito se destaca por ser especialmente vil; ele se chama Jigsaw, exatamente como na série de filmes “Jogos Mortais”.

Ransomware-Jigsaw-1

O que ele tem de especial, afinal de contas? Como observaram os pesquisadores da Trend Micro O software não apenas domina o computador da vítima e a ameaça com a perda dos seus arquivos como, mas também ameaça expor todas as suas informações para seus contatos, apostando no temor que a vítima possa ter de ver sua intimidade exposta.

Assim, como se a infecção não fosse o bastante, o malware ainda provoca a vítima, para que ela pague antes que seus segredos sejam espalhados por aí. Do ponto de vista do cibercrime, a ameaça é inteligente porque dá um incentivo para que o usuário pague mesmo se ele tiver um backup.

A imagem abaixo ilustra o que acontece.

Ransomware-Jigsaw-2

“Más notícias! Eu sou um ransomware com as seguintes funções avançadas:
Encriptando todos os seus dados.
Coletando seus logins, contatos, eMail, senhas, e histórico do Skype….. Feito!
Fazendo upload de tudo isso em um servidor…….. Feito!
Enviando uma cópia destes dados para TODOS os seus contatos…….. Pendente”

O Jigsaw não é um vírus novo, no entanto, mas como tantos outros que estão no mercado, mas só agora ele ganhou esta função de expor as vítimas. Ele, no entanto, sempre adotou um tom provocativo para ameaçá-las, baseando-se, de fato, no personagem da franquia “Jogos Mortais”.

As primeiras versões do software malicioso exibiam a mensagem “Eu quero jogar um jogo com você”, e então prometia deletar apenas poucos arquivos nas primeiras 24 horas de infecção, algumas centenas no segundo dia, e milhares no terceiro enquanto a vítima não pagasse.

Para completar a ofensa, o vírus oferece suporte técnico online para que a vítima possa conversar com os cibercriminosos para obter instruções de como desbloquear os seus arquivos e como obter as bitcoins necessárias para fazer o pagamento.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *