Especialistas afirmam que no futuro robôs podem substituir engenheiros de softwares

Nem os programadores estão a salvo. Pesquisadores acreditam que os softwares poderão, no futuro, substituir engenheiros de software, conseguindo até aprimorar os programas automaticamente.

“Eu consigo imaginar sistemas que se tornam cada vez melhores, conseguindo copiar e aprimorar softwares até cem vezes melhor do que uma pessoa. O problema é que, com a tecnologia, vamos precisar de cada vez menos programadores humanos”, conta Bart Selman, cientista da computação da Universidade de Cornell.

Um estudo realizado em 2013 pela Universidade de Oxford aponta que a chance de programadores e engenheiros de software serem substituídos por máquinas nos próximos 20 anos é de apenas 8%, mas Selman discorda. “Essas profissões parecem bastante seguras agora, mas em 20 ou 30 anos tudo pode mudar”, afirma.

A mesma pesquisa aponta que quase metade de todas as profissões nos Estados Unidos podem ser automatizadas até 2013.

“É difícil pensar em um trabalho que um computador, em última análise, não será capaz de não fazer” – conta Toby Walsh, professor de inteligência artificial do instituto National Information and Communication Technology, da Austrália.

Com os avanços dos sitemas de inteligência artificial, é possível que as máquinas se tornem mais eficientes do que os seres humanos também na área de programação. De acordo com Selman, acreditar que as pessoas serão sempre mais espertas do que os sistemas que constroem é um equívoco.

“O xadrez é realmente um bom exemplo. Esses programas são geralmente escritos por pessoas que são péssimas jogadores de xadrez. Como um programador, você pode escrever um programa que pode fazer uma tarefa muito melhor do que você”, explica.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *