Pulso de laser mais poderoso do mundo é disparado por pesquisadores do Japão

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, afirmaram que conseguiram disparar o laser mais poderoso do mundo na última segunda-feira. O feixe de 2 petawatts (dois quadrilhões de watts) durou apenas um trilionésimo de segundo e gerou uma energia concentrada cerca de mil vezes maior do que todo o consumo de eletricidade no planeta.

A ideia de emitir raios laser de petawatts não é nova. Recentemente, a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu emitir um laser de um petawatt.

Apesar de produzir uma grande quantidade de energia, a energia usada é bem pequena, explica Michael Donavan, responsável pelo projeto nos EUA. Durante a experiência, os amercanos conseguiram utilizar o equivalente à energia usada por uma lâmpada de 100 watts em 2 segundos.

Cientistas da Universidade de Osaka afirmaram que o pulso produzido por eles é cerca de 100 vezes maior do que a energia do laser do Texas e possui duas vezes sua potência de pico. Para as próximas etapas do projeto, a ideia é produzir um laser de 10 petawatts.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *