Tecnologia de 14 nanômetros chegará em nova geração de preocessadores da Intel

Intel Kaby Lake

A Intel confirmou ontem que fará uma nova geração de processadores com tecnologia de 14 nanômetros. O anúncio ocorreu durante uma reunião com investidores, após a empresa lançar seu relatório financeiro do segundo trimestre de 2015.

A decisão da empresa significará um atraso na mudança para a tecnologia de 10 nanômetros, que, segundo a intel, deverá ocorrer na segunda metade de 2017. Com isso, a tradicional estratégia de produção da Intel ficará comprometida.

Tick-tock

A estratégia “tick-tock” consiste em alternar mudanças na arquitetura dos processadores com encolhimento do processo de fabricação. Cada “tick” representa um encolhimento, e cada “tock” uma mudança de arquitetura. Como essa será a terceira geração de processadores Intel em 14 nanômetros, serão dois “tocks” seguidos.

O motivo disso é uma dificuldade no “encolhimento” do processo de produção. A redução anterior, de 22 para 14 nanômetros, foi mais complicada do que a empresa esperava. Como a Intel imagina que essa nova mudança será tão complicada quanto, ela estendeu o prazo. A primeira geração de processadores feitos em tecnologia de 10 nanômetros da empresa se chamá Cannonlake.

14 nanômetros

As gerações anteriores de processadores em 14 nanômetros da Intel se chamaram Broadwell e Skylake. Pouco se sabe ainda sobre a nova geração de processadores além do fato de que ela adotará essa mesma tecnologia e deverá se chamar Kaby Lake.

Apesar de ser difícil, o encolhimento do processo de produção não é impossível: a IBM por exemplo começou recentemente a desenvolver um processador em tecnologia de 7 nanômetros. No entanto, os equipamentos e rtecnologias necessárias para produzir processadores dessa forma tornam difícil viabilizá-los comercialmente.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *