Nesta segunda (01) acontece o lançamento do Livro “Fomento ao Teatro: 12 Anos”; distribuição é gratuita

Livro Fomento 12 Anos_aprovado-02Livro, que será distribuído gratuitamente, tem lançamento marcado para o dia 1º de dezembro de 2014 na Praça das Artes, a partir das 19 horas, com apresentação da banda da Cia do Tijolo

Dá para dividir a cena teatral paulistana em Antes do Fomento e Depois do Fomento? Sim, dá. Nesses 12 anos depois da implantação do Programa Municipal de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, a produção e fruição de teatro descentralizaram-se. Se antes as artes cênicas estavam delimitadas geograficamente a um quadrilátero central na cidade, isso hoje expandiu-se exponencialmente, ou mais especificamente, para mais de 976 locais de apresentações. E para registrar essa modificação no conceito do fazer teatral na cidade, a Secretaria Municipal de Cultura lança seu primeiro registro a respeito da lei que faz sucesso aqui e alhures: o livro Fomento ao Teatro: 12 anos, organizado por Carlos Antonio Moreira Gomes e Marisabel Lessi de Mello. A obra é dedicada ao jornalista, crítico e pesquisador teatral Sebastião Milaré, falecido em 2014, que participou de 11 comissões julgadoras (inclusive da primeira), e em nove delas esteve como presidente.

Dia 1º de dezembro de 2014, a partir das 19 horas, na Praça das Artes, a população terá acesso a todos os dados, compilados, desse programa que revolucionou a cena teatral. O livro, com tiragem inicial de 5 mil exemplares, é composto por 208 páginas, mais de 50 fotos e compartilha reflexões lançando mão de textos e dados sobre os impactos e frutos colhidos nesta marca de 12 anos. Em suas páginas, artistas, críticos e pensadores de teatro, ligados ao programa, apresentam suas concepções das conquistas proporcionadas e suas perspectivas.

A intenção da Secretaria Municipal de Cultura é conseguir, com esse registro, sintetizar e publicizar esse período importante do teatro na cidade de São Paulo.

Sobre a cartografia: números e dados

Durante estes 12 anos, o Núcleo de Fomentos organizou em pastas o material impresso produzido pelos grupos, compondo o Acervo do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, que conta com os projetos contemplados desde a sua primeira edição, totalizando a memória de 372 processos artísticos. Os dados todos apontam para a capilaridade do programa por toda a cidade e a presença dos grupos no território, proporcionando maior acesso à população.

A lei 13.279 – 8 de Janeiro de 2002 permite a aprovação de no máximo 30 projetos, em duas edições anuais (cerca de 20 no primeiro semestre e 10 no segundo). O recorde de inscritos e contemplados deu-se na primeira edição do edital, em agosto de 2002 (nesse ano, por impossibilidade de agenda, teve apenas um edital), provavelmente pela demanda artística represada durante anos. Foram, na ocasião, 23 contemplados, para um total de 178 inscritos. Da 1ª edição até a 25ª, a Secretaria teve 2.328 projetos inscritos, 372 aprovados, tendo como proponentes 135 núcleos artísticos diferentes. Até o momento, foram concluídos 327 projetos e 45 estão em andamento.

Dessa trajetória, foram contabilizados 339 espetáculos produzidos, que somados às peças dos repertórios dos grupos de teatro chegam a 719 obras teatrais realizadas, totalizando 12.560 apresentações. O programa de Fomento ao Teatro pode contribuir diretamente para que 112 prêmios (APCA, Shell, Femsa, Mambembe e o da Cooperativa Paulista de Teatro) fossem entregues aos artistas da cidade. Em 2011, a APCA premiou, pelos 10 anos de história, o programa que segundo a associação, é uma referência em políticas públicas culturais no Brasil.

Os textos e seus autores

O livro está divido em nove textos e uma cartografia. Os autores convidados são:

  • Fomento aos Teatros: Formas Cênicas e Processo Social na Cidade de São Paulo, por Kil Abreu;

 

  • Um Olhar Sobre as Comissões Julgadoras, por Antônio Rogério Toscano, Luiz Fernando Ramos e Tiche Vianna;

 

  • Fragmentos de Pensamento, por Georgette Fadel;

 

  • Uma Fresta Pra Gente é Estrada, por Bruno César Lopes, Lucas Vitorino e Priscila Preta Obaci;
  • Das Convicções Estéticas, por Valmir Santos;
  • O Teatro Para Crianças – Entre Questões e Caminhos, por Henrique Sitchin, Sandra Vargas e Simone Grande;
  • Doze Anos Feitos de Encontros – A Expansão do Espaço e do Público em Tempos de Lei de Fomento, por Marcelo Soler, Mônica Simões e Vera Abbud;
  • Teatro de Rua: Arte Como Obra Pública, por Edson Paulo Souza, Nei Gomes e Simone Brites Pavanelli;
  • Pequena Revolução: O Olhar dos Grupos Para a Trajetória do Fomento, Clayton Mariano, Dagoberto Feliz e Maria Lucia Pupo.

Serviço

Lançamento do livro Fomento ao Teatro: 12 Anos
Praça das Artesdia 1/12/2014, a partir das 19h, com a apresentação da banda da Cia do Tijolo
Endereço: Av. São João, 281 – Centro, SP
Telefone para informações: 011 3391 0140
Imprensa Oficial do Estado
Número de páginas: 208 páginas
Distribuição gratuita no dia do lançamento e posteriormente somente na Secretaria Municipal de Cultura – Av. São João, 473 – 9º andar – Centro São Paulo – SP, informações podem ser obtidas pelo email fomentoteatrosmc@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *