Depois de teste Apple Pay já funciona no Brasil, mas só em cartões americanos

Lançado na última segunda-feira (20), o sistema de pagamentos móveis Apple Pay já pode ser acessado por usuários dos iPhones 6 e 6 Plus. Embora esteja disponível apenas nos Estados Unidos, parece que alguns consumidores que adquiriram os novos smartphones da empresa conseguem utilizar o serviço de transações mobile mesmo fora do continente americano.

Breno Masi, conhecido por ser uma das primeiras pessoas no mundo a desbloquear o iPhone, publicou uma imagem em sua conta no Instagram na qual afirma ter conseguido efetuar um pagamento por meio do Apple Pay. Como informa o pessoal do MacMagazine, isso só foi possível porque Masi fez uso de um cartão emitido por um banco americano parceiro da Apple, uma vez que a companhia precisa fechar parcerias com instituições emissoras de cartões de crédito para que o processo de compra seja efetuado com sucesso.

É por esse motivo que ainda não temos o Apple Pay em outros países, já que a Maçã precisa da autorização dessas entidades para liberar os pagamentos. No caso de Masi, o sistema funcionou aqui no Brasil por dois motivos: pelo fato do cartão ser americano e porque a maioria das máquinas presentes nos estabelecimentos suportam transações via NFC (Near Field Communication), que permite pagar as compras apenas aproximando o aparelho da superfície do equipamento.

Aí fica a pergunta: se é possível pagar uma conta em qualquer máquina com suporte a NFC, por que a necessidade da Apple fechar acordos com diversos bancos, lojas e varejistas? Vale lembrar que a gigante de Cupertino não ganha nenhum percentual do estabelecimento, e toda a negociação financeira envolve apenas os bancos. Dessa forma, teoricamente, não há algo que justifique essa parceria com as demais instituições.

O que chama atenção nisso tudo é que o Apple Pay parece estar pronto para ser implementado em qualquer país, pelo menos naqueles cujas máquinas suporte pagamentos via NFC funcionem normalmente.

Apple Pay

O Apple Pay tem um objetivo ambicioso: acabar com os cartões de crédito e permitir que o usuário de iPhone utilize o próprio aparelho como método de pagamento em lojas, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos. Segundo a Maçã, o sistema possui compatibilidade com as bandeiras American Express, MasterCard e Visa e poderá ser usado em 220 mil comércios dos Estados Unidos, incluindo as redes McDonald’s, Subway, Disneylândia e, claro, as lojas físicas da Apple.
Para usar o mecanismo nos EUA, basta aproximar o aparelho do SecureElement, um equipamento específico que reconhece os dados transmitidos pelo dispositivo e que guarda suas informações financeiras de maneira criptografada. Qualquer compra efetuada com o sistema gera um número único de transação e nenhum nome, senha, login ou dado pessoal é compartilhado com os vendedores, já que tudo isso fica armazenado na memória do próprio smartphone. Também será possível pagar compras usando sua impressão digital pelo leitor Touch ID.

Por enquanto, o Apple Pay estará disponível apenas para os iPhones 6 e 6 Plus. Não há previsão de lançamento em outros modelos do smartphone.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *