Paulo Lins, autor de títulos como “Cidade de Deus” é o convidado do projeto “Tertúlia: Roteiristas”

Paulo-Lins-Foto

“Cidade de Deus” foi um marco do cinema nacional, e pouco se discute seus méritos. O que nem todos sabem é que o autor da peça literária que deu origem ao filme é fruto da própria temática da obra. Paulo Lins, inspirado no samba e na favela, transformou suas habilidades de observação e escrita em livros, longa-metragens e projetos televisivos. Agora, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, nas unidades do Sesc em Araraquara, Consolação (São Paulo capital) e Santos, respectivamente, Lins levará seu repertório ao público para discutir assuntos relacionados à produção de roteiros. Os encontros ocorrerão sempre às 20h.

A ação faz parte do projeto “Tertúlia”, que, após promover uma série de encontros acerca da produção literária, o qual culminou na produção de livro homônimo com a participação de grandes escritores, tradutores e críticos, como Manuel da Costa Pinto, Marcelino Freire e Eric Nepomuceno (Edições Sesc, 2013), volta suas atenções para a produção de roteiros. A programação de encontros com roteiristas contou com as presenças de Pablo Trapero, expoente do novo cinema argentino surgido nos anos 1990, Esmir Filho (Tapa na Pantera) e Newton Cannito (9mm e Cidade dos Homens). O projeto ainda trará Thelma Guedes e Braulio Mantovani.

A curadoria de “Tertúlia: Roteiristas” está a cargo de Tiago Novais, autor do livro de contos “Subitamente: Agora” (7Letras) e dos romances “Estado Vegetativo” (Callis) e “Documentário” (Funarte). Foi organizador da antologia “Tertúlia: O Autor Como Leitor”.

Confira a agenda completa e uma breve apresentação dos participantes:

SESC ARARAQUARA

Encontro com Paulo Lins – 28 de outubro (terça-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes – 11 de novembro (terça-feira), às 20h

SESC CONSOLAÇÃO

Encontro com Paulo Lins – 29 de outubro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes – 12 de novembro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Braulio Mantovani – 10 de dezembro (quarta-feira), às 20h

SESC SANTOS 

Encontro com Paulo Lins – 30 de outubro (quinta-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes – 13 de novembro (quinta-feira), às 20h 

CURRÍCULOS 

Paulo Lins

Escritor e roteirista brasileiro, é autor do romance de sucesso internacional “Cidade de Deus”, adaptado para o cinema pelo diretor Fernando Meirelles. Publicou “Desde que o Samba É Samba” e assina os roteiros de episódios de “Cidade dos Homens”, além dos longas “Quase Dois Irmãos” e “Faroeste Caboclo”. 

Thelma Guedes

Mestre em Literatura pela USP, é autora de novelas, entre as quais se destacam “Cordel Encantado”, “Joia Rara” e “Cama de Gato”, todas exibidas pela Rede Globo. Também contribuiu em antologias e publicou livros de contos, poesia e ensaio, como “Cidadela Ardente” (Ateliê Editorial), “Atrás dos Ossos” (Nankin) e “Literatura e Revolução” (Ateliê/Nankin). 

Braulio Mantovani

Brasileiro, roteirista e assistente de direção, formou-se em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC de São Paulo e fez pós-graduação em Roteiro Cinematográfico pela Universidade Autônoma de Madri. Escreveu o roteiro de “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite I e II”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e “Linha de Passe”, entre outras produções premiadas. 

Tiago Novaes (curador)

Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutorando em Psicologia pela USP. Publicou o livro de contos “Subitamente: Agora” (7 Letras) e os romances “Estado Vegetativo” (Callis) e “Documentário” (Funarte), que acompanha o longa-metragem “Herança”, dirigido e editado pelo autor. Além disso, é organizador da antologia “Tertúlia: o Autor como Leitor” (Edições Sesc), elaborado a partir dos encontros realizados na instituição em São Paulo. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e obteve bolsas de estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo e da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Traduziu mais de dez livros de ficção e não-ficção. Recentemente, idealizou, ao lado de Camila Moraes, a coleção “Pequenos Exílios” (Dobra Editorial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *