Navegador Netscape chega ao seu 20º aniversário

Esta segunda-feira marca o aniversário de 20 anos do Netscape. O primeiro navegador comercial da história foi lançado no dia 13 de outubro de 1994.

Ele foi desenvolvido pela Mosaic Communication Corporation, empresa do Vale do Silício comandada por Jim Clark e Marc Andreessen. Naquele dia saía a versão beta do navegador, que logo se tornou um dos principais no mercado.

No anuncio de lançamento, divulgado hoje pelo The Next Web, é possível ver que a empresa se vangloriava pelo fato de que o Netscape permitia streaming de documentos de forma contínua, possibilitando que os usuários interagissem com eles enquanto carregassem, e oferecia suporte nativo a imagens em formato JPEG.

Isso não é pouco. Para se ter uma ideia, recentemente a Microsoft republicou seu primeiro site, que também é de 1994, e nele havia um aviso informando de que estava disponível um menu em texto, caso o navegador do internauta não suportasse imagens.

Foi graças à Microsoft, aliás, que o Netscape deixou de ser relevante, porque com o tempo a companhia conseguiu popularizar o Internet Explorer distribuindo-o junto com o Windows. Mas foi só em 2007 que a AOL, então dona do navegador, decidiu parar de investir em seu desenvolvimento.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *