Protocolo WPA3 promete mais seguranças para redes sem fio

Seu próximo roteador deve tornar o seu Wi-Fi muito mais seguro. É essa a proposta da Wi-Fi Alliance, consórcio formado por gigantes da tecnologia como Apple, Microsoft, Intel, Dell, Samsung, Sony e Qualcomm, que anunciou o protocolo de segurança WPA3, que chega para substituir o sistema WPA2 para criptografar e proteger as redes sem fio.

O WPA2, com mais de uma década de existência, fez bem o seu serviço de substituir a defasadíssima tecnologia WEP, que não oferece segurança alguma nos dias atuais. No entanto, o WPA2 falhava em proteger o tráfego de dados em redes Wi-Fi públicas. Uma vez que duas pessoas estivessem conectados à mesma rede, era possível que uma interceptasse o tráfego da outra, abrindo espaço para ataques no estilo “man-in-the-middle” e roubo de informações sensíveis.

Com o WPA3, a criptografia dos dados é feita de forma individualizada. Isso significa que os múltiplos aparelhos conectados à rede podem permanecer isolados, o que impede a interceptação de informações e a manipulação dos sites que uma possível vítima visita.

A nova tecnologia também tem outros sistemas de segurança que tornam mais difícil alguém se conectar à sua rede sem autorização. O protocolo oferece proteção contra ataques de força bruta à base do dicionário, no qual o cibercriminoso utiliza um sistema que testa várias palavras comuns até encontrar uma combinação válida para acessar a rede. A tecnologia também bloqueia um dispositivo após muitas tentativas de adivinhar uma senha.

O padrão de criptografia vem em um momento em que ele é mais do que necessário. Em outubro do ano passado foi revelado uma grande falha de segurança no protocolo WPA2, apelidada de KRACK, tornando vulneráveis praticamente todos os aparelhos compatíveis com conexões Wi-Fi, fazendo com que desenvolvedoras de sistemas operacionais e fabricantes de eletrônicos corressem para lançar atualizações de emergência para seus usuários.

O WPA3 deve começar a ser encontrado em novos aparelhos lançados ao longo de 2018.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *