Apps do Windows 10 serão organizados em uma só janela

Você gosta de navegar com abas no seu navegador? Logo você poderá fazer o mesmo com seus programas do Windows 10. Isso porque a Microsoft revelou nesta terça-feira, 28, uma nova função para o sistema operacional, chamada de “Sets”, que permitirá abrigar vários apps em uma só janela.

O conceito parece é um pouco abstrato, mas não é difícil de entender. Vamos supor que seu trabalho, como o meu, envolve manter um navegador permanentemente aberto junto com o Word e um editor de imagens. O Sets permite agrupar todos esses apps em apenas uma janela organizada por abas. É possível criar Sets para várias situações diferentes, permitindo separar situações de trabalho e lazer, evitando distrações.

O vídeo de demonstração deixa claro como funciona e a facilidade de transição entre apps e como a navegação do sistema se aproxima muito da experiência de utilizar um navegador para abrir novas abas de acordo com a necessidade.

No vídeo, uma garota começa a fazer um trabalho no Word; em seguida, ela abre uma nova aba para fazer uma busca no Edge e depois puxar abrir documentos do OneNote e do PowerPoint, tudo na mesma janela. Por estar conectada com sua conta da Microsoft, ela também pode reabrir o documento do Word em outro PC, e o Windows sugere reabrir todas as outras abas utilizadas previamente.

O Sets vai começar a ser distribuído em breve para os usuários que fazem parte do programa Windows Insider, mas será inicialmente disponível apenas para os aplicativos universais, distribuídos por meio da Windows Store, mas a tendência é que isso evolua até o lançamento final do recurso, que ainda não tem prazo para acontecer.

Devido à nova estratégia da Microsoft de permitir que usuários comecem seu trabalho no PC e continuem no celular (e vice versa), então o recurso também deve ser disponibilizado no Android e iOS. Como nota o site The Verge, O problema é que convencer desenvolvedores a abraçar o recurso será um pouco mais complicado, então a tendência é que essa experiência seja limitada ao navegador Edge e o Office, pelo menos inicialmente.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *