Santos Comic Expo amplia programação em sua 5ª edição

Por Nerd Start
Em HQs
set 25th, 2017
0 Comentários
43 Views

Em pesquisa realizada pela Amazon, Santos foi considerada a quarta cidade nerd do Brasil. Pelo quarto ano seguido o município figurou entre as primeiras. Para chegar ao resultado, a multinacional de vendas online levou em consideração o consumo de produtos ligados a esse universo: quadrinhos, games, filmes, jogos, eventos. A tendência é que essa colocação melhore nos próximos anos tamanho o potencial da região.

Tem contribuído para esse reconhecimento a Santos Comic Expo, convenção de quadrinhos pioneira no litoral paulista, duas vezes indicada ao Prêmio HQ Mix (o “Oscar” das HQs no Brasil) de melhor evento e que chega à sua quinta edição nos dias 14 de outubro, sábado, das 11h às 20h, e 15 de outubro, domingo, das 10h às 18h, ocupando os espaços do Centro de Cultura Patrícia Galvão, equipamento municipal onde estão localizados o Teatro Municipal Braz Cubas, o Museu da Imagem e do Som, a Hemeroteca e diversas galerias.

Com o objetivo de promover a difusão das histórias em quadrinhos, a cultura geek, o intercâmbio cultural entre artistas da Baixada Santista e nomes de outros estados, o turismo, a formação de público e o acesso à cultura, o projeto espera receber cerca de 9 mil pessoas e mais de 150 profissionais da área nesta edição.

Pela primeira vez o evento – que integra o calendário oficial santista pela Lei Nº 3.275, de 27 de junho de 2016 – acontece em dois dias. Até o ano passado a programação era concentrada apenas no sábado.

Atrações

Realizada pelos Guerreiros, a 5ª Santos Comic Expo terá mais de 60 quadrinistas em seu Artist’s Alley, espaço voltado para os artistas exporem e comercializarem suas obras – um dos maiores do gênero em eventos geeks fora das capitais no Brasil. Já estão confirmados nomes como Mylle Silva (Curitiba), Wesley Samp (Brasília), Paulo Crumbim (santista radicado em São Paulo), Cristina Eiko (São Paulo) e Danger Jazz (Santos).

Entre os quadrinistas convidados, destaques para Vitor Cafaggi (Belo Horizonte), autor (ao lado de sua irmã, Lu Cafaggi) da HQ “Turma da Mônica – Laços”, vencedora do Prêmio HQ Mix e que será adaptada para o cinema, e o premiado cartunista Orlandeli (da  Graphic MSP Chico Bento: Arvorada). Destaque também para a equipe do site Pipoca & Nanquim.

A programação gratuita terá ainda painéis de debate com profissionais da cultura geek, exposição em homenagem aos 50 anos de Tokusatsu (os seriados de heróis japoneses popularizados no Brasil durante os anos 80, na extinga Rede Manchete), workshops e cursos de desenho e colorização, origami, mostra de artes, jogos de tabuleiros, presenças de editoras, show musical, caricaturistas, desfile de fantasia infantil, concurso cosplay e área de vendas com cerca de 25 lojistas do ramo nerd/geek de várias partes do Brasil.

Em breve será divulgada a programação detalhada com os horários das atrações.

Histórico

A Santos Comic Expo é um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero feito fora de uma capital brasileira. Todos os demais estão situados em capitais: Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo, a ComicCon RS, em Porto Alegre, o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), de Belo Horizonte, e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, por exemplo.

Anualmente a convenção busca, em todas as suas ações, a associação de sua marca com a cidade e suas instituições. Já foram realizadas ações conjuntas com o Santos Futebol Clube, a Santa Casa de Santos, Fundo Social de Solidariedade, Teatro Municipal Braz Cubas, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, entre outros.

Os cartazes do evento são concebidos por artistas renomados do gênero e frequentemente retratam pontos turísticos santistas, com personagens dos quadrinhos integrados às imagens. Em 2017, os artistas envolvidos na produção do material são Germana Viana, Juliana Loyola, Marcio Abreu, Junior Cortizo e Eduardo Vetillo.

Realizada pela primeira vez na Estação da Cidadania, inspirada em parte no famoso Mercado das Pulgas (hoje Festival Guia dos Quadrinhos), a Santos Comic Expo cresceu e já em sua segunda edição mudou-se para o Centro de Cultura Patrícia Galvão.

Em seus cinco primeiros anos destacam-se as presenças de Fernando Ventura, autor de quadrinhos da Abril e um dos responsáveis pela retomada da editora em produzir material inédito dos quadrinhos Disney, do desenhista Paulo Siqueira e do arte-finalista Denis Dym, ambos trabalhando para editoras americanas, como a DC Comics, de José Marcio Nicolosi, diretor de animação do Estúdio Mauricio de Sousa, de Paulo Maffia, editor da linha Disney na Editora Abril, de Cristiano Zanetta, o Batman do Brasil, que realiza visitas a crianças com câncer no estado de Santa Catarina para a primeira exibição do documentário sobre a vida dele produzido por alunos da Baixada Santista, e da Comix Book Shop, a maior loja especializada em quadrinhos do Brasil, entre outras atrações.
Sobre os Guerreiros:

Grupo organizador formado por profissionais dos mais variados segmentos que, após anos flutuando pelo meio, seja na formação de editoras, ou na participação de eventos e sites especializados, investe agora na realização de projetos culturais que elevam o acesso à cultura pop, em especial a nona arte. Atualmente o grupo é formado por André Jorge, Claudio Roberto Basílio, Fabio Gomes Ribeiro, Fidélis Martuscelli, Henrique HEO, José Renato Silva Santos Filho (Renatinho), Marco Aurélio Morais Fernandes, Rodrigo Piovezan, Rogério Vieira de Simone e Sergio Santos.

A 5ª Santos Comic Expo é realizada pelos Guerreiros, tem patrocínio do CNA e apoios das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, Editora JBC, Factor, Íbis, HEO Design e Sora produções.

Serviço:
5ª Santos Comic Expo
Sábado, 14 de outubro, 11h às 20h
Domingo, 15 de outubro, 10h às 18h
Centro de Cultura Patrícia Galvão – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Entrada franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: