Senhas de roteadores e dispositivos são reveladas por hackers

Pesquisadores de segurança descobriram uma extensa lista de logins e senhas vazadas que permite que qualquer pessoa acesse roteadores domésticos e mais de 1.700 dispositivos conectados.

A lista foi divulgada pela primeira vez em fóruns de hackers em junho, mas foi atualizada várias vezes desde então. Ela contém nomes de usuário e senhas para 8.233 endereços de IP únicos, sendo que 2.174 estavam funcionando em servidores telnet abertos, segundo Victor Gevers, presidente da GDI Foundation – uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a segurança da internet. Desses serviços de telnet ativos, 1.774 dispositivos de internet das coisas permanecem acessíveis usando as credenciais vazadas.

Conforme relata o Ars Technica, é provável que criminosos tenham usado a lista por meses como meio de infectar dispositivos com malware de DDoS. Ainda assim, durante a maior parte da sua existência, a lista permaneceu despercebida, com apenas cerca de 700 visualizações. A situação mudou após uma publicação no Twitter divulgando o vazamento.

No ano passado, surgiram várias botnets que aumentaram drasticamente a potência dos DDoS, que usam milhares de computadores ou outros dispositivos conectados à internet em todo o mundo para bombardear um único alvo. Ao contrário das botnets tradicionais, que infectam computadores com Windows, a nova geração é capaz de invadir roteadores, câmeras de segurança e outros dispositivos conectados à internet.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *