Panasonic leva cadeiras de rodas autônomas para aeroporto no Japão

O Aeroporto Internacional de Haneda no Japão recebeu cadeiras de rodas autônomas para auxiliar pessoas com limitações físicas. Para tornar o percurso dos passageiros mais fácil, as cadeiras autônomas com tecnologia Panasonic prometem levá-los ao destino apenas com um comando. A iniciativa é parte de um projeto do aeroporto de Tóquio para tornar o ambiente mais acessível para todos.

As cadeiras de rodas autônomas funcionam assim: depois que o passageiro sentar, ele terá que indicar seu destino via smartphone. A cadeira irá identificar sua localização e levar a pessoa para o lugar apontado pela melhor rota possível.

Várias cadeiras podem operar em conjunto caso famílias ou grupos viagem juntos. Depois do uso, os assentos especiais autônomos se reagrupam automaticamente, reduzindo o trabalho de funcionários do aeroporto e congestionamentos por causa de uma cadeira no lugar errado.

Os dispositivos inteligentes também possuem um sensor que podem parar as cadeiras caso detectem a possibilidade de colisão. As cadeiras de rodas autônomas serão testadas no aeroporto até março de 2018, juntamente com outras iniciativas de tecnologia da Panasonic e da empresa telefônica NTT – Nippon Telegraph and Telephone.

Outros programas a serem testados no aeroporto incluem um tradutor em tempo real para que estrangeiros possam ler em japonês ou outras línguas apenas apontando o smartphone para a frase (apesar de já existir o google tradutor via câmera) e comunicação sonora mais clara para informar deficientes visuais.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *