Primeiro ônibus elétrico fabricado no Brasil chega a SP

A Prefeitura de São Paulo apresentou o primeiro ônibus elétrico construído inteiramente no Brasil, que chega com bateria de fosfato de ferro (LiFePO4) com autonomia de até 300 km. A recarga, segundo a SPTrans, pode ser feita em apenas 4 a 5 horas.

O veículo é do tipo Padron e tem 4 portas e capacidade para 84 passageiros. Motores elétricos implementados nas rodas e nos sistemas hidráulicos recuperam energia durante a frenagem, aumentando a eficiência.

Como é de se esperar de um meio de transporte do tipo, ele tem baixo nível de ruído e de emissões. Além disso, segundo a Prefeitura, o ônibus atende todas as exigências de acessibilidade . Isso incluir ter piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de roda.

Além disso, o veículo tem ar-condicionado, tomadas USB e Wi-Fi, entre outros itens. O chassis é projeto da empresa chinesa BYD, enquanto a carroceria é da Caio.

“Faz parte do plano de governo apresentado para sociedade no ano passado a transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação nós vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato as empresas operadoras em São Paulo vão reduzindo paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias, envelhecimento precoce e efeitos indesejáveis no clima global”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *