Em declínio, venda de desktops no Brasil atinge recorde negativo

A conhecida empresa de pesquisa de mercado IDC divulgou seu relatório sobre as vendas de PCs no Brasil para 2016, onde revela que esse segmento da economia segue em declínio. Foram vendidos 4,5 milhões de computadores “completos” no país durante o período (notebooks e desktops), a menor marca brasileira dos últimos 13 anos. A tendência é o esperado pelo mercado:

“A venda de computadores em 2016 ficou dentro das nossas expectativas. Além da crise econômica que impactou o mercado, no ano passado houve mais interesse por smartphones, tablets e até por aparelhos televisores inteligentes, que oferecem a possibilidade de assistir a filmes e consumir entretenimento, em geral. Ou seja, o computador, que até 2012 era praticamente o único dispositivo a oferecer acesso a internet, ano a ano vem perdendo espaço para outros dispositivos.”

Os notebooks ainda foram os mais vendidos, somando 2,8 milhões de unidades, um número 30% menor em relação a 2015. Já os desktops caíram mais ainda, 35%, totalizando 1,7 milhões de unidades vendidas. Dos 4,5 milhões totais de PCs, 3 milhões se destinaram ao segmento doméstico e o restante foi para o corporativo.

A previsão do IDC é que as coisas não melhorem para os PCs completos ainda em 2017. Mesmo que a economia consiga se recuperar, o mercado provavelmente conseguirá, no máximo, manter seus números, devido à sua saturação e concorrência com dispositivos mobile.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *