Novo “Super Lazer” é até dez vezes mais potente do que qualquer

Cientistas britânicos e da República Tcheca anunciaram ontem que tiveram sucesso nos testes de um “super laser” que, segundo eles, é dez vezes mais potente do que qualquer outro de seu tipo no mundo. O laser tem uma potência média de mil watts para emitir pulsos de alta energia.

O laser recebeu o nome de “Bivoj“, um herói mítico da República Tcheca semelhante ao Hércules, da mitologia grega. Ele pesa cerca de 20 toneladas e custou cerca de € 44 milhões (R$ 150 milhões) para ser construído. Segundo os pesquisadores, ele tem potencial revolucionário na engenharia, para endurecer superfícies de metais e processar materiais semicondutores.

Com isso, o laser poderá ser usado nas indústrias aeronáutica, automotiva e de energia. Ele foi desenvolvido em parceria pelo laboratório central de lasers do Reino Unido (CLF) e uma agência estatal de pesquisa sobre lasers da República Tcheca chamada HiLASE.

Outros lasers

A princípio, mil watts pode não parecer muito: um ferro elétrico tem aproximadamente isso de potência máxima. Além disso, há outros lasers com potência muito maior que essa: nos EUA, há o Petawatt Laser em Austin, no Texas, com potência máxima de um petawatt, e no Japão há o Laser For Fast Ignition Experiments, de dois petawatts. Um petawatt é um trilhão de vezes mais do que a potência de mil watts do Bivoj.

No entanto, a diferença é que a potência do Bivoj é uma potência média de mil watts, enquanto que, nos exemplos anteriores, tratava-se da potência máxima. Embora o Bivoj não possa atingir esses mesmos picos, ele é capaz de disparar com frequência muito maior, como indica o Engadget. Os aparelhos dos EUA e do Japão só podem disparar algumas poucas vezes por dia, por conta do tempo que levam para recarregar e refrigerar-se. Por isso, o novo laser é tão importante para aplicações industriais.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *