ELIANE TONELLO LANÇA LIVRO SOBRE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

feira-do-livro-de-porto-alegre-eliane-tonelloA psicóloga Eliane Tonello lança na 62a edição da Feira do Livro de Porto Alegre a obra Tecendo a sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário. Publicada pela Luminara Editorial, a narrativa que apresenta um estudo sobre a vida e a obra do artista plástico brasileiro terá sessão de autógrafos com a autora neste domingo, dia 6 de novembro, às 16h, na Praça da Alfândega.

O livro é um desdobramento do trabalho de conclusão que Eliane realizou durante o curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista – IPA. Enquanto estudava na universidade, ela conheceu a história de vida de Arthur Bispo do Rosário (1909 – 1989) e ficou encantada. Ao visitar a exposição Poesia a Fio, que estava em cartaz na cidade em 2012, ela não teve dúvida sobre qual seria o tema de sua pesquisa. “Ao entrar na sala, vi ao longe, as obras, e senti algo diferente dentro do meu corpo e dos meus pensamentos. Parecia ter sido atravessada por algo muito significativo, momento de profunda conexão com a mensagem do artista em suas obras. Naquele momento, percebi que este era o caso propício para o meu trabalho”, conta a autora.

Para elaborar o estudo, a psicóloga fez uma análise a partir do método fenomenológico-existencial para apresentar aos leitores de que maneira o artista plástico viveu, entre idas e vindas, até os 80 anos, dentro de uma cela manicomial do século XX, utilizando a arte em prol de sua saúde. A escritora também fez desenhos, a partir da percepção da obra do artista, que estão publicados na segunda parte do  livro.

Além destes elementos, há duas narrativas autobiográficas que a autora conta, com sensibilidade e criatividade, a sua jornada de aproximação com as obras, os desafios e os estímulos durante o processo. “A experiência profissional de Eliane Tonello, como psicóloga, acrescenta ao livro a interface entre arte e saúde, propiciando que tenhamos acesso à produção do artista e ao entendimento dos caminhos que ele trilhou”, analisa Betina Mariante Cardoso, fundadora e editora da Luminara Editorial. Tecendo a Sanidade conta, também, com o posfácio de Paulo Amaral, diretor do MARGS, sobre o artista Arthur Bispo do Rosário.

SERVIÇO

Tecendo a sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário
Autora: Eliane Tonello
Luminara Editorial
82 páginas
R$ 28

LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Dia 6 de novembro
Domingo, às 16h
Praça dos Autógrafos da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
ENTRADA FRANCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *