Aluno IBE-FGV lança livro sobre comércio exterior

Por Nerd Start
Em Livros
out 18th, 2016
0 Comentários
201 Views

minuto-comex-ibe-fgv-renan-rossi-diezEm outubro, estará nas bancas o “Minuto Comex”, primeira obra do aluno da IBE-FGV, Renan Rossi Diez. Feito para empresários, estudantes e profissionais de comércio exterior, ou não, o livro é estruturado em cinco capítulos, organizados estrategicamente para o fácil entendimento da exportação no momento atual. “Como um manual de consulta”, explica Diez.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-graduando em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, ambos os cursos pela IBE-FGV Campinas, Renan Diez atua na área de comércio exterior desde 2006 e, atualmente, é diretor na Intervip Comércio Exterior, empresa que presta serviços de assessoria e consultoria na área de comércio exterior.

Em 2010, fundou a DG Comercial Importadora e Exportadora, para comercialização de diversos produtos no mercado externo. Empreendedor, no ano de 2011, aos 23 anos, já havia fundado três empresas. Hoje se dedica ao comércio exterior nas empresas Intervip e DG. Diez também é articulista em diversos canais de mídia online e off-line.

“A literatura sobre o assunto no Brasil é escassa e também bastante voltada ao empresário brasileiro. A partir daí, surgiu a ideia de compilar alguns artigos dentro de uma estrutura de obra literária, com textos de rápida absorção, clareza e conteúdos fundamentais para a prática do comércio exterior dentro das empresas brasileiras, não só para brasileiros. Então surgiu o Minuto Comex”, conta Renan.

minuto-comex-ibe-fgv-renan-rossi-diezSegundo ele, o livro aborda as principais questões que envolvem o comércio exterior brasileiro. “A rotina intensa do dia a dia de empresários e também de sua equipe de trabalho se tornaram um dos motivos desta obra, que é o de informar com objetividade as questões que são tratadas nas mesas de reuniões dessas empresas”, explica.

A dica para quem deseja iniciar as operações de compra e venda no exterior é habilitar a empresa no Radar, da Receita Federal. “Em paralelo, é fundamental que a empresa participe de feiras internacionais buscando novos negócios. Visitar fornecedores e eventuais compradores no exterior também é bastante interessante, para não dizer fundamental”, afirma.

Renan explica que o comércio internacional é um mundo de oportunidades, seja na importação ou na exportação. “A importação garante uma vantagem competitiva como diferencial de mercado. Já a exportação significa a conquista de novos mercados. Empresários que acreditam que o mercado nacional cumpre as necessidades de sua empresa podem ser surpreendidos em momentos de crise, enquanto que àqueles que já previam tal situação, podem se apoiar no comércio exterior para garantir a saúde financeira da empresa”, diz.

Raio X

Minuto Comex – O comércio exterior em artigos direcionados ao mercado brasileiro
Português/Inglês
Editora Aduaneiras
Autor: Renan Rossi Diez
Minuto Comex é um livro de consulta e referência para que o planejamento de internacionalização das empresas brasileiras ocorra de forma mais sólida, segura e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

facebook comments: