Raquel Naveira lança antologia poética

foto raquelA escritora mato-grossense Raquel Naveira desde criança se apaixonou pelas palavras, pela escrita e pelos livros. Fez desse dom um ofício. Aos 58 anos, irá comemorar o lançamento da coleção dos melhores poemas de seus 30 anos de carreira, intitulada “Jardim Fechado – Uma antologia poética”. Editado pela Vidráguas e com apoio da Secretária de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), o livro é dividido em 15 capítulos.

Segundo Naveira, em cada capítulo há uma pequena introdução, informando ainda sobre quais prêmios a obra foi indicada. A autora explica que sempre teve uma relação de amor com a poesia e sempre procurou viver dela.

“Foi uma escolha que sempre busquei e quis. Eu acho que os dons que Deus nos dá são irrenunciáveis. Acredito muito que essa é minha missão” – afirma.

Raquel diz que ver seus 30 anos de carreira transformados em um livro é algo único, maravilhoso e indescritível. Ela relata ter percorrido um longo caminho até chegar nesse momento e que o seguiu sempre olhando em frente. A poeta explica também que não vê o material como um ponto final no trabalho. “Eu quero continuar publicando mais e mais poesias”. 

Raquel Naveira1

Sobre Raquel Naveira:

Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 23 de setembro de 1957. Formou-se em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS), onde exerceu o magistério superior, desde 1987 até 2006, quando se aposentou e mudou para São Paulo, onde permaneceu por dez anos. Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Apresentadora do programa literário “Prosa e Verso” pela TV UCDB (2000-2006) e do “Flores e Livros” pela UP TV e pela ORKUT TV. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, à Academia Cristã de Letras de São Paulo e ao PEN CLUBE DO BRASIL.

É palestrante, dá cursos de Pós-Graduação e oficinas literárias. Escreveu vários livros, entre eles: ABADIA (poemas, editora Imago,1996) e Casa de Tecla (poemas, editora Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia, da CBL.

Os mais recentes são os livros de ensaios “Literatura e Drogas – E Outros Ensaios” (Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural, 2007); o de crônicas, “Caminhos de Bicicleta” (São Paulo: Miró, 2010); o de poemas, “Sangue Português: Raízes, Formação E Lusofonia” (São Paulo: Arte&Ciência, 2012); e o de ensaios “Quarto de Artista” (Rio de Janeiro: Íbis Libris, 2013). No gênero infantil escreveu “Guto e Os Bichinhos” 1 e 2 (Campo Grande/MS:Alvorada, 2012) e “Dora, A Menina Escritora” (Campo Grande/MS:Alvorada, 2014).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *