HyperSound cria caixas de som ultrassônicas para pessoas com problemas de audição

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos já possuem grandes chances de perder a audição por causa de músicas em níveis muito altos que impactam o sistema auditivo. Pensando nisso a companhia Turtle Beach Corporation, que é especializada em tecnologia de áudio, desenvolveu o HyperSound, uma caixa de som ultrassônica que oferece o melhor áudio à pessoas que possuem problemas para escutar.

Caixas de som ultrassônicas (1)

Caixas de som ultrassônicas (2)

O HyperSound utiliza emissores direcionais, dos quais podem enviar as ondas sonoras até oito metros de distância. A novidade na produção de uma onda “não-linear” é a utilização do ultrassom, uma freqüência acima da capacidade dos nossos ouvidos. A partir desta frequência que não ouvimos, os engenheiros da companhia podem calcular uma combinação que fará com que esse som seja transmitido e ouvido. Basicamente, só o ouvinte que se estiver na área de “efeito” poderá escutar as distorções no ar provocadas pelo ultrassom – que se tornará som audível. Uma pessoa com problemas auditivos poderá, assim, escutar perfeita e claramente, como se estivesse com fones de ouvido.

O sistema HyperSound foi testado pela empresa produtora por 3 anos, e ao chegar no mercado custará US$ 1.600,00. MacLean Marshall, diretor da Turtle Beach Corporation, disse que a empresa planeja trazer este sistema para o usuário comum, sendo uma alternativa aos clássicos headphones que podem causa a perda auditiva. Ainda de acordo com MacLean, os dispositivos não irão afetar bichos de estimação.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *