Livro A estrada para Deus sabe onde é lançado

A_Estrada_Serie_capa-FinalNo próximo dia 16 de maio acontece na Livraria da Vila dos Jardins o lançamento do livro com DVD de A estrada para Deus sabe onde (1988).

Documentário de vanguarda na obra do diretor irlandês Alan Gilsenan, permanece como um filme que traduz o espírito de uma década de transformação na Irlanda. Se a década de 1980 foi um período de regressão social, emigração, crise econômica e política, foi também o prenúncio de mudanças culturais sísmicas que conectaram dinamicamente o povo irlandês, na Irlanda e no exterior.

Estrada capta esse espírito de transformação, de ondas de choque em seu conjunto caótico de testemunho, imagem visual e som impressionantes. O filme é infundido com a idéia de que a Irlanda estava em pleno movimento, em uma viagem, literal e figurativamente.

Esta edição crítica bilingue, editada por Lance Pettitt e Beatriz Kopschitz Bastos, combina o texto do roteiro de Gilsenan e seu próprio ensaio reflexivo sobre o filme. O DVD legendado inclui ensaios críticos por Harvey O’Brien e Ruth Barton, traduções de José Roberto O’Shea, Maria Rita Viana, Richard Costa e Flavia Miranda O’Shea,.

O volume, publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Cia Ludens, é o terceiro da série intitulada A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos. Os dois primeiros títulos foram: The Uncle Jack / O Tio Jack (2011), de John T. Davis, e The Woman Who Married Clark Gable / A mulher que se casou com Clark Gable (2103), de Thaddeus O’Sullivan, ambos também editados por Lance Pettitt e Beatriz Kopschitz.

O objetivo da série A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos é publicar os roteiros de um número seleto de filmes, de reconhecida excelência, do cinema irlandês, a fim de possibilitar uma melhor apreciação de seu valor como obras de arte em termos de sua sobrevida cultural e cinematográfica. A possibilidade de ler um roteiro antes, ou logo após, uma projeção acrescenta uma nova dimensão à experiência cinematográfica. Por se tratar de uma mídia visual, o filme ganha vida na tela diante dos espectadores. Contudo, é raramente projetado na ausência de som, de música ou da voz humana. Roteiros na forma impressa ajudam a centrar a atenção nas sutilezas dos diálogos, na narração em voice-over e na escolha habilidosa de palavras no processo de composição.

A série apresenta textos em língua inglesa paralelamente a sua tradução em português, no intuito de ampliar o número de potenciais espectadores e leitores de filmes. Ainda que os filmes desta série não sejam os filmes mais conhecidos do cinema irlandês, amplamente disponíveis ou bem-sucedidos comercialmente ao redor do mundo, eles garantem – do ponto de vista dos editores – essa maior exposição, em termos de seu próprio direito como artefatos individuais e criativos, bem como acrescentam à riqueza e à variedade daquilo que constitui a cultura irlandesa da imagem em movimento no século XXI.

SERVIÇO:

LOCAL: Livraria da Vila, Alameda Lorena 1731 – Jardins
DATA: 16/05 (Segunda às 18h30)
18:30 às 19:30

Exibição de trecho do filme e leitura de trecho do prefácio do diretor Alan Gilsenan, “Two-Reel Road Flick: Remembering the 1980s”, pelo próprio diretor, e da tradução em português, “Filme de dois rolos na estrada: relembrando os anos 1980”, pelo tradutor José Roberto O’Shea. Conversa com Alan Gilsenan, Lance Pettitt e Beatriz Kopschitz Bastos.

19:30 às 21:30

Autógrafos, coquetel e música.
INFORMAÇÕES: 3062 1023

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *