Através de campos magnéticos, cientistas controlam micro robôs

Cientistas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, acharam uma maneira de controlar micro robôs através de mini campos magnéticos. A equipe de pesquisadores desenvolveu, através destes campos, uma técnica para controlar grupos de robôs e fazê-los agir em conjunto, executando tarefas mais difíceis em equipe. Esta tecnologia poderá ser aplicada em processos medicinais, tanto para cirurgias quanto para diagnósticos, por exemplo.

Esse campo magnético foi criado a partir de pequenas bobinas. Além de guiar os robôs, a energia do campo gerada por essas minúsculas bobinas pode alimentar os sistemas. Os micro robôs possuem 2 milímetros de diâmetro e a forma de um disco.

Tudo acontece através da variação de intensidade da corrente elétrica entre as bobinas, o que gera força magnética. Depois, os cientistas utilizam forças de atração e repulsão inerente com imãs para controlar os robôs em conjunto. Ainda não foi colocado em prática uma utilização real dos dispositivos, mas um vídeo demonstra como eles funcionam.

David Cappelleri, professor de engenharia mecânica da Universidade, comparou os robôs com formigas, pois são capazes de executar tarefas em grupo. Segundo ele, há diversas aplicações para os micro robôs controlados por campo magnético.

Eles podem ser utilizados em processos de fabricação (para montagem de peças pequenas) ou no campo da medicina, especialmente para localizar células com potencial cancerígeno, já que é possível controlar mais de um micro robô por vez.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *