Vídeo traz robô humanoide do Google correndo ao ar livre

A Boston Dynamics, empresa de robótica que pertence ao Google (ou à Alphabet, se preferir), demonstrou um pouco mais de seus ambiciosos e sempre interessantes projetos. Entre elas está a atual situação do robô humanoide Atlas, capaz de andar sobre duas pernas em terrenos acidentados.

No vídeo abaixo, você pode vê-lo correndo em espaço aberto, embora ainda dependa de um cabo para fornecimento de energia. Até agora, a Boston Dynamics não havia mostrado seu robô correndo na natureza. A empresa diz já estar trabalhando em um jeito de permitir que ele ande sem este cabo.

Outro destaque é ver Atlas correndo por um superfície rochosa bastante instável e conseguindo manter o equilíbrio. Ele também consegue levar uma pancada na lateral e permanecer em pé. Tudo isso para realizar tarefas que seriam perigosas demais para uma pessoa normal.

A empresa também deu mais uma pequena demonstração do Spot, robô quadrúpede que lembra bastante um cachorro. No entanto, agora ele tem um braço no lugar onde normalmente estaria seu rosto, que permite que ele abra portas e visite outros lugares da oficina da Boston Dynamics.

A Boston Dynamics nasceu a partir do MIT em 1992 e logo começou a participar de projetos militares. Entre seus projetos conhecidos também está o robô Cheetah, capaz de correr em altas velocidades. Quando o Google adquiriu a empresa, em 2013, ela ainda outros contratos, incluindo um projeto de US$ 10,8 milhões com a DARPA (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas para Defesa dos EUA). Contudo, o Google dizia que não pretendia se tornar um fornecedor militar.

Vale observar que, se formos realmente precisos com a informação, agora o Google não controla mais a Boston Dynamics, depois da reorganização do conglomerado sob o nome Alphabet.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *