Segundo estudo, universo está “morrendo lentamente”

Um estudo realizado como parte do projeto GAMA (Galaxy And Mass Assembly) revelou que o universo atualmente gera apenas cerca de metade da energia de dois bilhões de anos atrás. Foram avaliadas mais de 200 mil galáxias diferentes.

O objetivo do projeto é mapear toda a energia gerada em uma determinada região do espaço. Para isso, ele utiliza dados coletados por sete diferentes telescópios espalhados pelo mundo. Os telescópios são capazes de medir ondas eletromagnéticas vindas dessas regiões em 21 comprimentos de onda diferentes. Os dados coletado confirmam a hipótese de que, em termos de energia, o universo está “morrendo lentamente“.

O resultado já era esperado: toda a energia do universo foi criada durante o Big Bang (que ocorreu há 13,8 bilhões de anos) e vem se dissipando desde então. A energia medida pelos astrônomos vem de estrelas que fundem átomos de hidrogênio e hélio.

No entanto, os achados da equipe não são motivos para preocupação. Segundo modelos atualmente aceitos, o universo ainda deve durar pelo menos um quintilhão (um bilhão de bilhões) de anos – o fim dele provavelmente chegará muito depois do fim da humanidade.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *