Com relógios mais baratos, Swatch pode superar Apple

Antes do lançamento do Apple Watch, o designer do aparelho, Jony Ive, disse que ele representaria o fim para as empresas que fabricavam relógios mais tradicionais. No entanto, o lançamento mais recente da Swatch está desafiando essa previsão. Ele se chama Sistem51 e foi considerado por revistas e sites especializados “o relógio mais importante dos últimos 10 anos”.

Diferentemente da maioria dos relógios de pulso, que utilizam tecnologia de quartzo para marcar o tempo, o Sistem51 é completamente mecânico. Ele não usa baterias e não é necessário dar corda nele, pois ele se recarrega automaticamente com os movimentos do braço. E seu preço gira em torno de US$ 150, o que faz dele um dos relógios 100% produzidos na Suíça mais baratos da história.

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O Sistem51 tem esse nome porque, assim como o primeiro relógio da Swatch, ele é composto por apenas 51 peças. Essas peças são distribuídas em cinco módulos e afixadas no lugar, todas, por apenas um parafuso. O fato de só haver um parafuso reduz o atrito entre as peças e a necessidade de lubrificação, que aumenta a vida útil do relógio.

Isso ajuda a torná-lo mais barato e, por outro lado, permite que ele inclua uma série de funcionalidades geralmente presentes apenas em relógios suíços muito mais caros. Uma delas é o material ARCAP, que é resistente a campos magnéticos e a mudanças de temperatura.

Visualmente, o Sistem51 tem as mesmas cores chamativas do srelógios mais comuns da Swatch. A ideia da empresa, com ele, parece ser a de dar aos consumidores acesso a um relógio de aspecto mais artesanal e de alta qualidade, mas por um preço bem mais acessível do que o comum para esse mercado. Ainda assim, ele é o primeiro relógio mecânico da história a ser montado sem passar por mãos humanas durante todo o processo.

História

A Swatch teve um papel vital no resgate da indústria suíça de relógios quando a tecnologia de quartzo foi introduzida, em 1969 pela empresa japonesa Seiko. Relógios de quartzo eram muito mais baratos de se produzir que relógios mecânicos, além de serem mais precisos e duráveis.

Nesse momento, o empresário Nicolas Hayek uniu duas fabricantes suíças de relógio que estavam falindo e criou a Swatch. O nome Swatch vem de “second watch”, ou segundo relógio, por causa da postura da empresa de vender relógios de quartzo precisos e de qualidade, mas que mantivessem a imagem de requinte e bom gosto associada a relógios suíços a um preço mais acessível.

O risco deu certo: os primeiros relógios da Swatch custavam 10 francos para se produzir, e eram vendidos por 50. Toda a ideia de se usar um relógio como umacessório da moda veio deles. O lucro resultante das vendas revitalizou a indústria suíça, e Hayek eventualmente chamou o grupo de empresa que controlava de Swatch Group, reconhecendo a importância da empresa.

Atualmente, a receita do grupo chega a aproximadamente US$ 9,6 bilhões anuais. As marcas do grupo incluem Omega, Tissot e Breguet. Segundo o último relatório financeiro semestraldo grupo, o lançamento do Sistem51 “quintuplicou as vendas de relógios mecãnicos no mercado norteamericano”.

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