Buscando segurança Google cria microSD para substituir as senhas tradicionais

A indústria tenta acabar com as senhas há alguns anos, considerando-as inseguras demais para proteger um mundo cada vez mais digital. Agora, o Google revelou mais um projeto para tentar dar um fim de uma vez por todas nas senhas do passado: chama-se Project Vault.

É um sistema de segurança criado para tornar seu smartphone mais seguro. Ele se “disfarça” como um cartão microSD, mas na verdade é um computador minúsculo implantado no celular, dedicado apenas a autenticação do usuário. O celular reconhece o cartão como dispositivo de armazenamento, mas ele faz muito mais do que guardar dados.

Com o Vault, será possível autenticar sua identidade mesmo antes que um aplicativo ou site peça sua senha. Para isso, o serviço usa um “índice de confiança”, que se baseia na forma como você usa o seu aparelho, levando em consideração coisas como padrões de digitação. Assim, se alguém pega o seu celular, o sistema sabe que se trata de outra pessoa.

O sistema é uma solução completa de segurança. Ele é capaz de criptografar mensagens e oferece mais níveis de autenticação para que o celular saiba que você é realmente você. O cartão tem NFC, que permite comunicação com aparelhos próximos e, obviamente, ele também oferece armazenamento, embora não muito: apenas 4 GB.

Ele é compatível com o Android, Windows e com o OS X, sistema operacional da Apple para desktops. O Google projeta levar primeiro o serviço para testar com empresas. A ideia é que se ele for seguro o bastante para atender as necessidades corporativas, também será o suficiente para atender o consumidor, que necessita de menos.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *