Gosta de filmar com celular? Conheça Hyperlapse, app da Microsoft que suaviza vídeos tremidos

A câmera do seu celular é excelente: tem trocentos megapixels, gera imagens sem ruídos, filma em 1080p, enfim. Mesmo assim, a gravação que você fez saiu toda tremida. Trabalho jogado fora! Ou não: agora você pode “salvar” o vídeo usando o Hyperlapse, app que a Microsoft acaba de lançar.

Hyperlapse

O nome talvez lhe soe familiar. Em agosto do ano passado, a Microsoft Research demonstrou uma tecnologia que estabiliza vídeos tremidos ao ponto de parecer que você filmou com o auxílio de um equipamento próprio para estabilização. Naquela época, o projeto já tinha o nome Hyperlapse.

Não estamos falando de um conceito novo. Há outros softwares que fazem isso. O YouTube, aliás, oferece um recurso semelhante desde 2011. Mas o Hyperlapse se sobressai porque entrega resultados que beiram a qualidade de gravações profissionais sem, no entanto, exigir conhecimentos avançados do usuário.

Como funciona? Mágica. Ou quase isso: na versão para desktop, o que a tecnologia faz, essencialmente, é analisar quadro por quadro do vídeo para criar uma espécie de mapa 3D do material. Com o mapeamento, o software consegue identificar a posição de cada elemento e recria os quadros eliminando os fragmentos que correspondem a movimentos bruscos.

Nas versões para dispositivos móveis, o Hyperlapse tenta montar as sequências tendo como base quadros mais completos em vez de “costurar” pedaços de frames como na modelagem feita no PC.

O Hyperlapse é especialmente útil em vídeos de ação, ou seja, filmagens feitas por pessoas esquiando, andando de skate, correndo de bicicleta e assim por diante.

Além de eliminar os tremores que estragam o vídeo, o software consegue suavizar os movimentos, principalmente em curvas. Esse é um efeito quase hipnotizante e que, portanto, aumenta as chances de o vídeo ser visto até o final. É possível ainda aumentar a velocidade da filmagem para montar uma espécie de time-lapse.

É verdade que você poderá notar uma imperfeição ou outra. Alguns movimentos são tão ríspidos que pequenos “pulos” ou distorções no vídeo podem aparecer. Felizmente, esse é um problema que a Microsoft atacou nos últimos meses, razão pela qual é pouco frequente.

Se você é usuário do Windows Phone 8.1, pode baixar o Hyperlapse aqui. O aplicativo também está disponível para alguns smartphones com Android, mas você precisa participar

deste grupo no Google+ e seguir as orientações disponíveis ali para testá-lo.

O iOS ficou de fora, embora a Microsoft não descarte o lançamento do app para o sistema mais à frente. De todo modo, os usuários da plataforma podem contar com o Instagram Hyperlapse, que tem funções similares.

A versão Pro, para PC, tem uma versão “preview” disponível neste link.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *