Denúncias de assédio motivaram apps de táxi ocultar o número do celular

Depois de diversas reclamações de assédio em apps de táxi no Brasil, os apps Easy Taxi e 99taxis vão lançar um recurso para ocultar o número do celular do usuário. Por terem acesso ao nome e número de clientes que solicitam o serviço, alguns motoristas foram acusados de importunar e até assediar usuários.

Um abaixo-assinado feito pela analista de sustentabilidade Ana Clara Leite solicitou que os aplicativos adotassem medidas para minimizar riscos de assédio. “Eu e outras mulheres ficaríamos mais seguras em não dar o número de telefone em certas situações e fornecer só o primeiro nome e o endereço – evitaria o risco de receber mensagens e ligações invasivas”, explicou Cláudia no documento que conseguiu mais de 27 mil assinaturas.

Em resposta ao pedido o Easy Taxi informou que está trabalhando com a tecnologia VoIP para criar uma linha direta entre passageiro e taxista no aplicativo, o que dispensaria o número do celular. O recurso ainda está em desenvolvimento, mas é possível ocultar o telefone enviando um e-mail para a empresa solicitando a ação. O 99taxis afirmou que uma nova versão do app contará com uma ferramenta para omitir o número e prometeu um serviço de comunicação direto, como deve acontecer no Easy Taxi.

A orientação das empresas em caso de assédio é sempre denunciar o motorista. Caso o episódio seja mais grave e a vítima precise dos dados pessoais, o app pode entregar informações do profissional. “Respeitamos a política de privacidade tanto do passageiro como do motorista, contudo, se um delegado, munido de um mandado, pedir telefone, nome completo e outras informações, estamos prontos para colaborar” afirmou Dennis Wang, cofundador do Easy Taxy em entrevista ao Olhar Digital em dezembro do ano passado.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *