“EUA espionam milhões de carros ao ano”, afirma relatório

Relatório divulgado hoje no Wall Street Journal pode colocar os EUA no centro de mais uma crise relacionada à privacidade: documentos mostram que o governo rastreia a movimentação de carros e motoristas através da leitura das placas dos automóveis nas rodovias do país.

O sistema criado pela DEA (Drug Enforcement Administration) utiliza um programa implementado nas câmeras de segurança das estradas para registrar a movimentação dos automóveis. A ideia inicial era apreender carros que estavam a serviço do cartel de drogas mexicano. Entretanto, os documentos revelados mostram que o governo trabalhou para expandir o serviço de leitura em todo os Estados Unidos.

A coleta de informações dos cidadãos norte-americanos já deflagrou algumas crises no governo dos EUA, como a revelação sobre a monitoração de chamadas telefônicas no país e o acesso da agência nacional de segurança norte-americana a e-mails, serviços de bate-papo, vídeos, fotos, downloads, senhas e dados armazenados dos usuários de nove conhecidas empresas da internet.

O jornal citou o senador Patrick Leahy, o democrata sênior no Comitê Judiciário do Senado, dizendo que o uso de leitores de placas “levanta preocupações significativas relacionadas a privacidade”. Um porta-voz do Departamento de Justiça, que supervisiona a DEA, disse ao Wall Street Journal que o programa segue a cartilha nacional de segurança do país.

fonte.: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *