Ford deixa Microsoft e atualiza seu sistema com o Sync 3

A Ford largou sua parceria com a Microsoft para favorecer o Blackberry e sua respectiva operação do sistema de navegação de trânsito Sync. Através de sua nova versão, o Sync 3. a empresa de carros promete um desempenho próximo ao dos smartphones atuais, com controle de voz por conversa e uma interface mais simples. O redesign inclui botões maiores, fontes de contraste maior, campo de pesquisa para contatos/locais e zonas de escolha na tela.

O foco principal do novo sistema de navegação de trânsito está nos comandos de voz, do qual a maioria das suas funções estão relacionadas. Na nova versão, por exemplo, o motorista pode pedir ao Sync para tocar uma música apenas pelo nome, sem ter que nomear o álbum ou o gênero como nos anteriores. Além disso, o Sync 3 também tem suporte aos comandos de voz Siri, permitindo que os usuários de iPhone ativem-o através de um botão para receber comandos presente no volante. Também não será mais necessário dizer ou digitar o nome exato de um local – ele pode ser encontrado através de termos populares ou nome de franquias.

Ainda assim, conforme rumores anteriores, o Sync 3 utilizará o recurso QNX da Blackberry no lugar do anterior, o MyFord Touch System. Segundo a empresa, a tela terá um brilho maior e permitirá o uso dos dedos em pinça para aproximar ou afastar a posição no mapa, além de outras funções multi-toque. Além disso, os gráficos foram modificados para serem responsivos como os tablets.

A Ford também revisou seu sistema AppLink, tornando possível a seleção de aplicativos deAndroid ou iOS compatíveis com Sync 3. Apps como Spotify ou Pandora terão um funcionamento completamente diferente na tela do dispositivo. Após logar na conta, você poderia controlar as músicas ou outras funções tanto nos comandos de voz quanto através dos botões, ao invés de trabalhar com uma interface adaptada. Até o momento, a empresa anunciou compatibilidade com aproximadamente 70 apps, prevendo o acréscimo de centenas no próximo ano. A atualização pode ser feita através de um receptor WiFi instalado no Sync 3, capaz de conectar à pontos de sinal.

Segundo a Ford, o Sync 3 foi planejado para ter performance comparável à smartphones e tablets, especialmente nos quesitos de velocidade, toques e voz. Para alcançar tais resultados, o aparelho conta com um processador OMAP 5 de 1.7GHz, três vezes mais rápido que o anterior. O sistema de navegação estará disponível para todos os veículos da empresa à partir do próximo ano nos EUA, e está previsto para o resto do mundo até o fim de 2016.

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